Depois do TikTok ter sido temporariamente banido dos Estados Unidos, há mais uma aplicação chinesa a enfrentar restrições no país. Desta vez, é a DeepSeek, modelo de Inteligência Artificial (IA) que tem dado muito que falar, nos últimos dias.
Recorde-se que a DeepSeek teve sucesso imediato, mesmo sendo lançada em 2025. No entanto, têm surgido algumas suspeitas sobre a legitimidade da app, o que levou, por exemplo, a uma investigação da Microsoft.
Em Nova Iorque, a DeepSeek foi banida de dispositivos governamentais
Na sequência destas suspeitas, Nova Iorque já baniu a aplicação de ser usada neste estado norte-americano, para dispositivos governamentais. O anúncio foi feito por Kathy Hochul, esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro.
A governadora refere que "Nova Iorque continuará a lutar para combater ameaças cibernéticas, garantir a privacidade e a segurança dos nossos dados e proteger-se contra a censura patrocinada pelo estado".
Inclusive nos Estados Unidos, a DeepSeek chegou a ser a aplicação nº1 na App Store da Apple. Num curto espaço de tempo, fez frente ao ChatGPT da OpenAI, o que terá alarmado os norte-americanos.
De acordo com a Mashable, os custos de criação da DeepSeek terão sido significativamente menores, o que também gerou alguma suspeita. Perante o crescimento da DeepSeek, gigantes como a Nvidia viram as suas ações cair subitamente, de forma notória.
DeepSeek censura certos temas e vigia os utilizadores?
As autoridades dos Estados Unidos também receiam que a DeepSeek apresente o conteúdo de forma censurada, nunca prejudicial à imagem do governo chinês. É ainda posta em causa a possibilidade da app de IA conseguir vigiar os utilizadores.
Nas palavras de Hochul: "sérias preocupações foram levantadas sobre a conexão da DeepSeek com a vigilância e censura de governos estrangeiros, assim como a DeepSeek pode ser usada para recolher dados de utilizadores e roubar segredos tecnológicos".
Como recorda a mesma fonte de informação, já vimos a DeepSeek ser banida noutros estados. No Texas, por exemplo, nenhum membro ligado ao governo pode fazer download da aplicação. Por enquanto, a proibição ainda é restrita. Resta esperar para ver se assim se mantém ou se veremos uma proibição mais abrangente.
Estamos a oferecer um Xiaomi 14T no Dia dos Namorados
O 4gnews e a Xiaomi estão a oferecer um Xiaomi 14T no valor de 519,99 €! Esta é uma oferta especial para o Dia dos Namorados e podes participar até dia 14 de fevereiro! Não percas tempo e vê como participar no Instagram do 4gnews!