A Google e o seu caminho na Inteligência Artificial

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 1 min.

No contexto da conferência para desenvolvedores Google I/O, o CEO da empresa norte-americana Sundar Pichai revelou a mudança de paradigma que a empresa está a adoptar, fugindo do foco na tecnologia móvel, para a vertente de inteligência artificial avançada e aprendizagem computacional.

Até hoje, para além do seu motor de busca, a Google tem tido um papel fundamental no desenvolvimento das plataformas móveis e cloud. Tendo-se focado em trazer as melhores apps e experiências móveis através de serviços cloud como por exemplo o YouTube, o Drive e os Docs, a Google está hoje numa posição mais privilegiada para dar o próximo passo.

Vê ainda: Google Lens torna a câmara do teu smartphone mais inteligente

Através de uma simples foto, o algoritmo consegue interpretar o contexto, as pessoas, a circunstância, a morada onde foi tirada e organizar a tua galeria de acordo e ainda sugerir partilhas dessa foto com as demais pessoas presentes.

Indo mais além ainda na interpretação de imagens, será possível através do Google Lens gravar números de telefone, moradas, comprar bilhetes para um espetáculo, entre outros a partir de uma imagem no teu equipamento, ou da câmara do teu smartphone.

Se sabes o que é o Google Now on Tap, imagina esta funcionalidade com base em qualquer conteúdo e não só formato de texto, incluindo directamente da tua câmara. Num sentido mais abrangente, trata-se de uma maneira mais natural de usar o Google em qualquer equipamento, como por exemplo através de voz.

A ideia é que a inteligência artificial procure e organize aquilo que tu precisas, mais rápido e mais fundamentado do que tu poderias fazer.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy C10 vai mesmo ser o primeiro com dupla câmara

Android Go: A solução para dispositivos com menos recursos

Android O chegará numa altura em que há mais de 2 mil milhões de...