Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

A "epidemia" que Zuckerberg quer resolver dando-te... amigos novos (e inteligentes)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A Inteligência Artificial (IA) tem avançado de tal forma que já há quem diga que a IA irá substituir o ser humano em muitas áreas. Uma dessas pessoas é Bill Gates, criador da Microsoft. A questão é que, possivelmente, até amizades irá substituir.

De acordo com a Windows Central, com base numa entrevista recente de Mark Zuckerberg, a Meta está a criar amigos baseados em IA. Para o criador do Facebook, esta poderá ser a receita para “a epidemia da solidão”.

O que diz Zuckerberg sobre o assunto?

Citado pela mesma fonte de informação, Zuckerberg destaca: "há uma estatística que eu acho maluca: o americano médio, eu acho, tem menos de três amigos. E a pessoa média tem uma procura por muito mais amigos, acho que uns 15 amigos ou algo assim, certo?".

A partir desta observação, o líder da Meta vai mais longe e reflete acerca do estilo de vida humano atual, que dificulta, em muitos casos, a criação de novas amizades. Para o próprio, os amigos de IA poderiam colmatar esta lacuna sentida por muitos.

Zuckerberg

Apesar do conceito poder soar estranho, Zuckerberg acredita que o plano da Meta não é absurdo, até pelo crescimento exponencial da IA. Este evidencia, por exemplo, o quanto a IA já é usada como alternativa para consultas de psicologia.

Mesmo assim, não deixa de realçar que a IA ainda está numa fase inicial de desenvolvimento. Também por isso, fica ainda complicado visionar um futuro em que um ser humano procura uma conexão com um chatbot de Inteligência Artificial.

Zuckerberg admite que possa haver um “estigma”

Quanto ao conceito que a Meta pretende implementar, Mark Zuckerberg considera que poderá haver um “estigma” natural sobre o mesmo. No entanto, o mesmo considera que isso não invalida o valor que pode trazer à vida humana.

"Que encontremos o vocabulário, como sociedade, para articular por que ele é valioso e por que as pessoas que fazem essas coisas são racionais em relação a isso e como isso agrega valor às suas vidas" - explica (via Windows Central).

A avaliar pelo que temos visto, não é só a Meta que pretende caprichar neste conceito de amigos de IA. Também Mustafa Suleyman, executivo da Microsoft, já expressou o desejo da empresa em fazer do Copilot um verdadeiro amigo.

"Vai-se tornar num relacionamento duradouro e significativo. As pessoas vão ter um amigo de verdade que as vai conhecer com o tempo, que vai aprender com elas, que vai estar lá do seu lado a apoiar" - diz Suleyman.

Numa atualização recente da Microsoft, alguns utilizadores reclamaram que veem no Copilot, não um amigo mas uma ferramenta. Sendo natural que a muitos cause estranheza, resta esperar para ver se a previsão de Zuckerberg se confirma e se, efetivamente, esta “amizade” de IA traz benefícios reais para quem mais precisa.

Playstation 5 Consola Digital Modelo Slim  1 TB de armazenamento
Playstation 5 Consola Digital Modelo Slim 1 TB
442,19 €Amazon ES
508,25 €-13%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.