Está prestes a ser lançada no mercado global uma nova carrinha elétrica chinesa. Neste caso, estamos a falar da Radar R6, que, de acordo com a Electrek, é a mais vendida na China. Esta foi lançada no ano de 2022.
Como refere a mesma fonte de informação, a Radar foi lançada pela Geely, que é proprietária da Volvo. A marca-mãe descreve-se como “a primeira marca de estilo de vida ao ar livre puramente elétrica da China”.
As informações principais sobre a Radar R6
Começando pelo preço, a Radar R6 foi introduzida no mercado chinês por valores a partir dos 22.000 euros. De qualquer forma, é de salientar que, consoante os mercados, os preços tendem a oscilar do original.
Sabemos ainda que a R6 foi concebida através da plataforma SEA da Geely, que também opera na EM90 da Volvo, já posta à venda na China. Em termos de bateria, a Radar R6 tem três opções diferentes: 63 kWh, 86 kWh e 100 kWh.

Para cada uma destas, a autonomia CLTC oferecida vai até aos 632 quilómetros. A adesão na China foi massiva, o que fez com que, entre 2023 e 2025, esta fosse a carrinha elétrica mais vendida do país, com participação de mercado a rondar os 50%.
Ao ver o sucesso das suas carrinhas elétricas, a Geely passou a exportar modelos para outros mercados, como a Tailândia, ao abrigo de um nome diferente: Riddara. Segundo a marca, a Radar R6 é bem “mais do que apenas uma carrinha”. Isto porque, supostamente, oferece uma capacidade de condução expectável de ver num SUV.
A Radar R6 permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4,5 segundos.
Marcas chinesas a caminho de Portugal
O mercado automóvel chinês tem crescido de forma evidente e prova disso é, também, a chegada de algumas marcas novas a Portugal. Como a 4gnews noticiou recentemente, uma destas marcas foi a Farizon.
O anúncio foi feito em fevereiro de 2025 e resulta de uma aliança com a Caetano Automotive Portugal. Também a GAC Motor, outra marca chinesa de automóveis, anunciou em 2025 a sua chegada a Portugal.
Esta chega através do grupo JAP, com lançamento de três automóveis (Aion Y Plus, Aion V e Aion UT) esperado para o segundo semestre de 2025.