
De acordo com a yahoo news, a Catwatchful—uma app de segurança infantil para Android—revelou ser algo oposto. Esta aplicação espiou milhares de dispositivos em segredo durante anos. Apesar de não integrar a Google Play Store, prometia garantir o tradicional controlo parental—enquanto lia mensagens privadas, recolhia fotos, localização e até o áudio-ambiente.
Milhares de emails e passwords revelados
Uma falha de segurança revelou a base de dados da Catwatchful, expondo 62.000 e-mails e passwords de utilizadores—além de outros dados de 26.000 dispositivos em vários países. Ironicamente, a falha também comprometeu a identidade do próprio criador deste spyware.
A Google já adicionou proteções ao Play Protect para detetar a Catwatchful, mas o backend da app ainda está ativo (ou seja, o "cérebro" do sistema, que possibilita todo o processamento de dados).
Um spyware entre tantos
É um problema crescente e a Catwatchful é mais um exemplo disso mesmo. Infelizmente, apps como esta fazem parte da tendência de ferramentas stalkerware que, embora disfarçadas de controlo parental, são usadas para roubar dados pessoais.
Como remover definitivamente a Catwatchful
Se por acaso usas a Catwatchful (ou conheces quem use), abre a app de telefone e introduz esta sequência de números: 543210. Se a aplicação aparecer, é sinal de que continua instalada. Por isso, está na hora de a removeres definitivamente.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News