A AMD pode estar a preparar os processadores Ryzen 9000 nesta altura, no entanto, há um novo CPU a chegar de duas gerações atrás - se um novo rumor estiver correto.
Segundo novas informações, o AM4 (a socket de CPU anterior ao atual AM5, que foi introduzido com o Ryzen 7000 de última geração) ainda será utilizada mais uma vez, possivelmente, visto que o leaker Harukaze5719 descobriu, num ficheiro da EEC (Eurasian Economic Commission), o registo de um Ryzen 5 5500X3D.
Uma nova budget pick?
Em teoria, este processador situar-se-ia abaixo do atual 5600X3D como um CPU económico para gaming, com a tecnologia V-Cache 3D a elevar o seu desempenho nos jogos para PC.
O Ryzen 5 5500X3D da AMD de seis núcleos e com 96 MB de cache L3 supostamente opera de 3,0 GHz - 4,0 GHz, portanto, o seu desempenho single-thread será semelhante ao do Ryzen 7 5700X3D de oito núcleos e geralmente inferior ao de outros processadores com 3D V-Cache, que apresentam velocidades de 4,40 GHz - 4,50 GHz. Ainda assim, este processador pode ser uma boa escolha para um desktop económico e com socket AM4, que seja destinado a jogos e aplicações que tiram partido de caches grandes.
É claro que as supostas especificações devem ser consideradas com algum critério, e o mesmo se aplica à presença deste CPU na base de dados EEC. Muitos produtos estão listados na referida base de dados, e algum hardware é meramente especulativo, pelo que isto está longe de ser uma indicação concreta de que o Ryzen 5 5500X3D está a chegar.
Um retorno inesperado a uma geração passada
Porque é que a AMD continua a extrair mais rendimento da série Ryzen 5000 desta forma? Em primeiro lugar, o processador 3D V-Cache de gama mais baixa, o 5600X3D, já não se encontra em stock e, para todos os efeitos era apenas um exclusivo Micro Center - provavelmente porque não havia muitos CPUs a sair da linha de produção. Além disso, estes modelos foram construídos em torno de matrizes instáveis que não podiam ser utilizadas nos chips Ryzen 5800X3D, pelo que foram integrados neste modelo inferior com os núcleos defeituosos desativados.
Essencialmente, a AMD deverá ter mais algum desse silicone de sobra e obviamente quer usá-lo (em vez de deitá-lo fora), por isso, poderá estar a tomar uma nova abordagem com um 5500X3D que, segundo se espera, estará disponível mais amplamente (e não apenas num único retalhista dos EUA, como foi o caso do 5600X3D).
Dito isto, é de imaginar que a quantidade de chips disponíveis não será muito grande, no entanto, talvez a AMD considere que o público para um 5500X3D possa ser um pouco restrito - visto que, nesta altura, já temos duas gerações de CPUs mais recentes.