Esta quarta-feira, dia 9 de outubro, ficou marcada pelo anúncio da MediaTek, acerca do seu processador da próxima geração. Trata-se do Dimensity 9400, que será usado em alguns dos principais smartphones Android prestes a sair.
Sobre o novo chipset, de acordo com a Gizmochina, sabemos que vai dar um grande “salto” em termos de desempenho em CPU, GPU e jogos. Outro aspeto interessante é que promete ser bem melhor em termos de recursos de Inteligência Artificial (IA).
Posto isto, eis alguns telemóveis topo de gama que, possivelmente, serão lançados com este processador.
Samsung Galaxy S25 e Samsung Galaxy S25+
Nas últimas horas, têm crescido os rumores de que o Samsung Galaxy S25 irá ser equipado com o MediaTek Dimensity 9400.
Tudo indicava que os telemóveis da série fossem ter uma “mistura” entre chipsets da Qualcomm e da Exynos. No entanto, tem-se falado que tanto a versão standard como o Galaxy S25+ vão ter o Dimensity 9400.
Tudo por causa de um suposto erro da Google. Como a SamMobile refere, a Google fez um post no seu blog, em que fala do processo usado pela MediaTek para “acelerar o desenvolvimento de chips mais avançados — como o Dimensity Flagship 5G usado em telemóveis Samsung”.
Será que isso quer dizer que a próxima geração de smartphones da Samsung vai contar com o processador em questão? Na imprensa internacional, muito se tem falado sobre isso. Contudo, resta-nos esperar para ver se os rumores se confirmam.
Vivo X200, Vivo X200 Pro e Vivo X200 Pro Mini
Outra série que, aparentemente, também vai contar com o novo processador da MediaTek é a da Vivo X200. Quer isto dizer que, ao que tudo indica, os telemóveis Vivo X200, Vivo X200 Pro e Vivo X200 Pro Mini terão este chipset.
A melhor parte é que, se tudo correr como previsto, não vamos ter de esperar muito. Consta que o lançamento da série será feito no dia 14 de outubro, segunda-feira. Um dos modelos que mais tem dado que falar é o X200 Pro.
Segundo as especificações avançadas pela GSM Arena, é de prever que um dos destaques seja a câmara periscópica telefoto de 200 MP. A somar a isso, também deverá ter suporte de carregamento rápido a 100 W, sem fios a 50 W e reverso.
Espera-se que a RAM chegue até aos 16 GB e que a capacidade de armazenamento vá até 1 TB.
Oppo Find X8 e Oppo Find X8 Pro
Por fim, há outra série que também deverá chegar em outubro, que é a Find X8 da Oppo. Da série em questão, destacamos o modelo standard e a versão Pro, que vão ser lançados no dia 24 de outubro, quinta-feira.
Quanto ao modelo principal, o Oppo Find X8, é expectável que tenha três câmaras traseiras, todas elas com 50 MP. Será ainda possível fazer vídeos a 4K e os atributos de memória deverão ser semelhantes aos modelos anteriormente descritos.
Outro aspeto em que se espera que esta série melhore bastante é em termos de Inteligência Artificial (IA). Desde o assistente de IA, à edição de fotografias, por exemplo, anteveem-se melhorias nesta área.