6 novidades prestes a chegar a smartphones Android

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O natal está já aí à porta, e a Google decidiu partilhar seis novidades que vão chegar aos utilizadores de equipamentos Android. O objetivo da tecnológica da Mountain View é oferecer uma melhor experiência aos utilizadores, desde uma simples mensagem, ao cenário de condução automóvel.

1. Mistura mais dos teus emojis favoritos

A funcionalidade Emoji Kitchen no Gboard (teclado Google) permite os utilizadores misturarem os seus emojis favoritos, convertendo-os em stickers personalizados. Com a mais recente atualização, passas de centenas de combinações, para mais de 14 mil. A novidade chega aos utilizadores acima de Android 6.0 no Gboard nas próximas semanas.

Desfruta de mais histórias como audiobooks (livros áudio)

Ler um novo livro é uma das atividades mais apetecíveis no calor da lareira, com a chuva ou neve a cair lá fora. E a Google vai trabalhar em conjunto com editoras dos Estados Unidos e Reino Unido, para que narradores gerados automaticamente possam narrar livros que não trazem essa possibilidade. Por enquanto em beta, chega no início de 2021.

Usar o Voice Access para navegar no smartphone

O Voice Access permite a utilizadores com dificuldades motoras controlar o smartphone com a voz. Mas graças a machine learning, passa a ser possível ter etiquetas nos ecrãs das apps favoritas para uma navegação mais simples. A nova versão do Voice Access estará disponível globalmente para Android 6.0 ou superior.

Usa o separador ‘Go’ (Ir) no Google Maps

Graças ao separador Go (Ir) no Google Maps, os utilizadores podem navegar mais facilmente para sítios frequentemente visitados através de um só toque. A novidade vai chegar ao Android e iOS nas próximas semanas.

Android Auto chega a mais países (Portugal incluído)

Tal como te contamos num artigo explicativo, o Android Auto prepara-se para chegar oficialmente a 36 novos países. Portugal e Angola estão entre os eleitos.

Partilha as tuas apps favoritas com o ‘Nearby Share’

A próxima atualização do Nearby Share vai permitir aos utilizadores partilharem apps da Google Play Store com pessoas por perto que tenham um smartphone Android. Não será necessária ligação à internet, e a novidade chega nas próximas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fã da Xiaomi entra numa Mi Store e gastou 87 mil euros. Comprou todos os smart gadgets!
  • MIUI 12: Xiaomi revela smartphones que ainda vão receber a atualização
  • OPPO tem uma surpresa reservada para o dia 10 de dezembro! Topo de gama a caminho
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.