5 novidades da Google a chegar ao Android a tempo do Natal

Rui Bacelar
Comentar

A Google tem várias novidades para o sistema operativo Android inspiradas na temática natalícia. O anúncio foi feito pela própria gigante norte-americana através do seu blog oficial The Keyword onde detalha seis destaques a caminho dos nossos smartphones e tablets Android.

As várias funcionalidades pretendem simplificar várias tarefas tendo em consideração as principais necessidades durante o Natal. Ao mesmo tempo, temos a introdução de funções que tardavam em chegar como, por exemplo, a chave do carro digital, entre outras.

1. O melhor do Android, na estrada durante o Natal

Google Android

A pensar nas deslocações e viagens de Natal, a Google trouxe um forte reforço para a plataforma Android Auto. Assim, ao conectar o smartphone Android a um veículo compatível, podemos configurar a abertura e execução automática do Android Auto.

Em seguida, durante a navegação, o Android Auto ajudará o condutor a manter o foco e atenção na estrada. Para tal, tem novas respostas inteligentes a possíveis SMS's recebidas, mediadas pela Assistente Google já presente no Android Auto.

Muito em breve também poderemos usar a nossa voz para pesquisar uma determinada música de forma rápida e iniciar a sua reprodução. Para tal, bastará tocar no novo ícone de pesquisa e iniciar a pesquisa com a nossa voz.

Android Google 2

Talvez a novidade mais cativante seja a introdução das chaves digitais. A partir de agora, poderemos usar o nosso smartphone Android para trancar, ou destrancar e até ligar o motor de um veículo automóvel compatível.

Importa notar, contudo, que esta função avançada só estará disponível em determinados países e só poderá ser mediada por determinados modelos de smartphones Android. Entre estes apontam-se os Google Pixel 6, Pixel 6 Pro e os Samsung Galaxy S21, bem como apenas em veículos compatíveis da BMW, para já.

2. Acompanha a família com a Campainha Familiar para Android

Android Google

Em segundo lugar temos o Family Bell / Campainha Familiar. Esta função ajudará o utilizador a ficar a par dos compromissos e calendário dos demais membros do agregado familiar, independentemente da localização.

Desse modo, ao ativar a Campainha Familiar num smartphone Android, altifalante inteligente, ou ecrã inteligente, saberão sempre quando é a melhor altura para marcar um jantar de família, por exemplo.

Na prática, a Campainha Familiar cruza os dados e compromissos das agendas e calendários dos vários membros da família, alertando o utilizador quando possam existir compromissos conflituantes. O aviso será apresentado no telefone ou outro dispositivo inteligente associado.

Será também uma forma de todos os membros ficarem a par da agenda dos demais, com controlo e personalização simples através da aplicação Google para smartphones Android.

3. Novos widgets da Google com design Material You

Android Google Material You

O design Material You vem alterar a forma como vários conteúdos são apresentados, sobretudo os widgets para Android. Assim sendo, temos três novas aplicações como a Play Books, YouTube Music e Google Fotos a receber oficialmente novos widgets.

Após um período de testes estas apps Google são atualizadas via Google Play Store. Após o update, podem personalizar o ecrã inicial dos respetivos dispositivos Android como o telefone e / ou tablet com novos widgets dinâmicos e mais orgânicos.

Em particular, na aplicação Google Fotos temos uma excelente novidade já explorada na 4gnews. Podem, por exemplo, selecionar uma determinada pessoa que figurará na sequência de fotografias apresentadas no novo widget.

4. As permissões do Android estão reforçadas neste Natal

Android Google

A todos os utilizadores de um dispositivo móvel com a versão Android 6.0 ou mais recente, temos boas notícias para a segurança dos equipamentos. A partir deste mês, as permissões atribuídas às aplicações terão um reset ou reposição automática.

Portanto, aquele jogo ou aplicação que descarregaram há vários meses, a quem deram as permissões pedidas (por vezes sem ler), e que nunca mais usaram, ficarão mais seguros. Isto porque as permissões concedidas serão repostas automaticamente.

Assim sendo, da próxima vez que abrirem essa aplicação terão que lhe atribuir / conceder novamente essas permissões caso o desejem. Desse modo, a app não ficará indefinidamente com acesso a determinados aspetos do telefone, mesmo que não a usem.

5. Teclado Google recebe um rol de novos emoji para Android

Teclado Google Android

Por fim, para reforçar o leque de personalização para as nossas mensagens SMS, o Google Gboard ou teclado Google recebe um leque de novos emojis. Ademais, passa a ser possível juntar vários emojis e criar uma mistura desses mesmos "bonecos".

Há também novos stickers a caminho da app Gboard na versão Beta, a chegar também gradualmente à versão estável. Portanto, já podem mandar as mensagens de Natal mais personalizadas, bem como as mensagens de Ano Novo.

Note-se que todas estas novidades são distribuídas de forma gradual e faseada pela Google, podendo tardar a chegar a alguns países e regiões.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.