6 apps para registar leituras que todos os leitores dedicados precisam conhecer

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Todo o bom leitor sabe o valor de descobrir novos livros e receber sugestões de boas leituras. E se és daqueles que gosta de manter um registo das leituras do mês e até traçar metas para o ano, o 4gnews listou 6 aplicações que podem ajudar-te imenso em todo este processo de leitura que tanto adoras.

1. Bookmory

apps para livros

Uma excelente opção para manteres o registo das tuas leituras, o Bookmory permite listar títulos e até mostrar o progresso feito em cada leitura por número de páginas ou percentagem.

É possível criar uma agenda de livros, uma lista das obras que desejas ler mais tarde, uma lista de desejos, uma de favoritos e até livros pausados ou que o utilizador desistiu de ler.

Estás com livros da biblioteca e tens data para devolvê-los? É possível ativar notificações para o momento desta devolução. Podes até cronometrar o teu tempo de leitura.

Disponível para Android e iOS.

2. StoryGraph

apps para livros

Além de disponibilizar ferramentas para manteres o tracking das tuas leituras com estatísticas, esta app traz um espaço dedicado a sugestões de livros. É possível pesquisar, inclusive de acordo com o teu humor ou temas favoritos.

O StoryGraph também funciona como uma plataforma para partilhares as tuas leituras e dicas com amigos, além de poderes acompanhar o que eles estão a ler. Inclusive, é possível participar em desafios de leitura para que a motivação seja ainda maior.

Os gráficos e tabelas disponíveis serão de grande ajuda para que compreendas como os teus hábitos de leitura desenvolveram-se ao longo do tempo.

Disponível para Android e iOS.

3. Cabeceira

apps para livros

Com um nome bem apropriado, esta aplicação convida o leitor a organizar uma lista com todos os seus livros "de cabeceira". O objetivo da app é ajudar-te a ler cada vez mais. Para isso, conta com uma ferramenta de calculadora literária, para marcar o tempo de leitura diário e cumprir as tuas metas.

Registo do progresso de leitura, avaliação e notas para os livros, lista de próximas leituras, conquistas quando os objetivos são alcançados e sugestões de novos livros de acordo com o teu gosto pessoal estão entre os recursos da app.

Disponível para Android e iOS.

4. Whakoom

apps para livros

Fãs de banda desenhada e mangas, esta app é especialmente para vocês. O Whakooom ajuda-te a organizar a tua coleção de BDs, disponibilizando a busca das obras por títulos e até código de barras.

Tem também uma plataforma social, que permite adicionar amigos, acompanhar a leitura de outras pessoas, consultar reviews de BDs feitas por outros leitores e muito mais.

Ah, o Whakoom ainda pode enviar-te alertas sobre os lançamentos das BDs pelas quais estás à espera e podes conferir o preço dos produtos.

Disponível para Android e iOS.

5. Bookly

apps para livros

O Bookly quer ir além de ajudar-te a organizar as tuas leituras, ele quer ser uma espécie de assistente para o leitor. Para isso, a app conta com um espaço para listas de livros, estatísticas com hábitos de leitura e uma secção com metas anuais.

Caso mantenhas a leitura diária, por exemplo, e registes isso na app, poderás desbloquear prémios. Tudo para estimular-te a fazer da leitura um hábito.

Disponível para Android e iOS.

6. Skoob

apps paraa livros

Se o que procuras é realmente uma rede social de leitores, bem-vindo ao Skoob. Criada em 2009, esta rede social brasileira já conta com mais de 10 milhões de pessoas que todos os dias partilham as suas estantes virtuais.

Livros lidos, lista de desejos (excelente para descobrir um livro para presentear aquele amigo), livros a serem lidos no momento, livros que pretendes trocar, livros que emprestaste a um amigo. São muitas informações para deixar a tua biblioteca pessoal bem completa.

A plataforma ainda disponibiliza espaço para grupos literários e reviews, onde é possível interagir diretamente com outros leitores.

Disponível para Android e iOS.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.