5G ganha terreno a 4G com mais smartphones vendidos a nível global

Mónica Marques
Comentar

Finalmente parece que as comunicações 5G começam a solidificar a sua posição no mercado global.

De acordo com dados agora divulgados, os smartphones 5G ultrapassaram, pela primeira vez, os modelos 4G nas vendas globais. É o início de uma nova era.

China é a grande impulsionadora do crescimento do 5G

5G smartphones
A quinta geração móvel de comunicações parece finalmente estar a crescer no mercado de vendas globais de smartphones

Foi a primeira vez que as vendas dos smartphones 5G conseguiram ultrapassar as vendas de terminais 4G, a nível global. Quem o diz é a empresa Counterpoint Research que avança que os smartphones 5G conseguiram uma quota de mercado de 51% nas vendas globais de terminais, em janeiro deste ano.

Segundo dados revelados pela empresa, as regiões que impulsionaram o crescimento das vendas de terminais 5G foram a China, América do Norte e Europa Ocidental. A China terá mesmo sido a principal responsável pelo crescimento registando uma taxa de penetração de 84% em janeiro.

Segundo a Counterpoint tal fica a dever-se à aposta do governo e das operadoras de telecomunicações chinesas no 5G, assim como ao facto de estes terminais estarem disponíveis no mercado daquele país a preços bastante competitivos. Todos estes fatores conjugados levam a que a China se mantenha na frente da corrida no que diz respeito à adoção das comunicações 5G.

Modelos Android 5G acessíveis podem impulsionar o crescimento desta geração móvel em outras regiões

Por sua vez, a Europa Ocidental e a América do Norte registaram uma taxa de penetração 5G de 76% e 74%, respetivamente. Em ambas as regiões, a Apple foi campeã de vendas de modelos 5G, com uma quota de mercado de 50% na América do Norte e 30% na Europa Ocidental.

A Counterpoint Research prevê que estas regiões continuem a contribuir, de forma substancial, para o crescimento 5G a nível global, uma vez que existe uma enorme procura por este suporte de comunicações móveis. O recente lançamento do acessível iPhone SE 5G poderá também ter um papel crucial na solidificação no mercado global desta geração móvel.

Por outro lado, os processadores acessíveis da MediaTek e da Qualcomm com suporte para a quinta geração móvel de comunicações nos smartphones Android estão a contribuir também para o crescimento nas vendas globais de smartphones 5G.

No passado mês de janeiro, representaram já um quinto das vendas neste segmento. A Counterpoint Research prevê igualmente que uma maior oferta no segmento de gama média de smartphones Android com 5G possa impulsionar ainda mais as vendas globais de terminais 5G.

Em conclusão, existindo as infra-estruturas necessárias para que todos os utilizadores possam beneficiar das vantagens das comunicações 5G, é expectável que esta geração móvel se torne o principal padrão usado pelos utilizadores que, de acordo com estes dados, procuram atualizar os seus terminais.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.