O novo Estádio Amélia Morais, dedicado ao futebol feminino do Sporting Clube de Braga, será equipado com a tecnologia 5G da NOS. A instalação da rede 5G vai permitir uma conetividade de alta velocidade para os cerca de 2 500 adeptos, clientes NOS. Estes poderão enviar e receber conteúdos multimédia e realizar videochamadas mais rapidamente.
A tecnologia 5G irá beneficiar os serviços do estádio, como a restauração e as lojas. Mas também a comunicação social, que terá acesso a infraestruturas de última geração. A parceria entre o SC Braga e a NOS abrange a conetividade móvel e fixa para toda a nova Cidade Desportiva, refere a operadora em comunicado.

Infraestrutura de fibra ótica da NOS vai interligar todos os edifícios
A infraestrutura de fibra ótica da NOS vai interligar todos os edifícios. Desde o Estádio Amélia Morais aos escritórios da SAD, a Loja Oficial, a zona residencial dos jogadores e equipa técnica, a AMCO Arena e o Centro de Formação.
A conetividade da NOS permitirá a recolha de dados como estatísticas, análises desportivas e desempenho dos atletas. Vai auxiliar os treinadores na adaptação dos programas de treino e na tomada de decisões estratégicas durante os jogos.
Miguel Almeida, CEO da NOS, destacou o potencial da tecnologia no desporto, tanto na gestão de processos como na otimização da experiência dos adeptos. Abre-se "a porta a uma série de iniciativas possíveis, desde experiências com realidade aumentada ou realidade virtual, a processos de maior eficiência das equipas.”, refere.
António Salvador, Presidente do SC Braga, salientou a importância da inovação para o clube. Este procura melhorar continuamente os seus serviços para adeptos e atletas. "Acredito que o facto de termos a nossa Cidade Desportiva dotada com as melhores redes de comunicação nos vá permitir organizar ainda melhor os nossos processos, melhorar a recolha de indicadores de jogo que nos permitam otimizar a performance das nossas equipas e oferecer uma experiência melhorada a todos os adeptos”, afirmou.
Por falar em operadoras, o tráfego em Internet fixa aumenta em Portugal e a Digi contribuiu para isso.