Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

5 razões para comprar o smartphone Realme Narzo 30 5G em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A Realme apresentou o smartphone Narzo 30 5G em maio de 2021, estando já disponível na Europa através dos principais pontos de venda. Em seguida damos a conhecer cinco boas razões para comprar este telefone em Portugal além do preço competitivo!

Desde logo, tal como o seu nome indica, o Narzo 30 5G está preparado para a quinta geração de redes móveis, mas há muito mais a descobrir. Tem um processador competente com litografia de 7 nm que entrega um bom desempenho, sobretudo para jogos.

Este é, aliás, o seu público alvo, os jogadores mobile que procuram um bom ecrã, acompanhado de boa autonomia e performance a condizer. É um bom smartphone a comprar em 2021 para jovens consumidores que queiram jogar no telefone.

1. Ecrã "Ultra Smooth" com taxa de atualização a 90 Hz

O Realme Narzo 30 5G está equipado com um ecrã de 6,5 polegadas de diagonal, resolução Full-HD+ e alta taxa de atualização até 90 Hz para uma apresentação mais fluída dos conteúdos. Mais ainda, a taxa de registo do toque é de 180 Hz para maior precisão.

Note-se ambas as métricas são particularmente importantes se queres um smartphone para jogar. Tens aqui um produto que já te entrega uma maior suavidade na apresentação das animações e que regista rapidamente todos os toques na tela.

Por fim, terás aqui um ecrã brilhante. Isto é, com um brilho máximo de 600 nits que nos dá luminosidade já suficiente para jogar ao ar livre, ou com o sol a incidir no display.

Em síntese, temos um bom equilíbrio entre fluidez de conteúdos, registo do toque, tamanho do ecrã e brilho do mesmo. Todos estes pontos contribuem para uma boa experiência de visualização de conteúdos no smartphone Realme Narzo 30 5G.

2. Autonomia promissora com a grande bateria de 5 000 mAh

A quem procura um telefone bom para jogar e capaz de reduzir os problemas de ansiedade quando escasseia a bateria, temos no Realme Narzo 30 5G uma célula energética de grande capacidade. Mais concretamente, são 5 000 mAh para longa autonomia.

Mais ainda, a Realme introduziu a tecnologia Smart 5G Power Saving para zelar pela saúde da bateria, garantindo que esta carrega de forma regrada e assim aumentar a sua vida útil. Temos também aqui o carregamento rápido a 18 W de potência.

Para efeitos de maior transparência damos a conhecer os principais destaques da tecnologia Smart 5G Power Saving, a saber:

  • Smart 5G. Esta tecnologia faz uma transição, ciente das suas redondezas, entre o 4G e 5G com base na intensidade e qualidade do sinal de rede recebido.
  • Modo Smart 5G Power Saving. Este modo ajusta a frequência de processamento do CPU, o brilho do ecrã, outras tarefas e metodologias para aplicações específicas com o intuito de reduzir o consumo de energia ao máximo.
  • Otimização do "Sleep Standby". Durante os ciclos de sono o telefone entra automaticamente em modo de poupança de energia.
  • App Quick Freeze. O sistema detetará automaticamente e congelará as aplicações que não estão a ser usadas. Ao entrar no modo Quick Freeze, uma app não continuará a consumir energia em segundo plano.

3. A câmara de 48 MP com o modo Nightscape

A fotografia é um dos aspetos mais importantes em qualquer smartphone atual e no Realme Narzo 30 5G temos um leque triplo na sua traseira. O sensor principal tem 48 MP de resolução, bem preparada para as livestreams, formato bastante popular.

Quem comprar este smartphone Realme Narzo 30 5G em Portugal terá uma câmara composta pelo sensor principal de 48 MP com o novo modo nightscape para fotografia noturna neste sensor de maior definição com abertura focal de f/1,8.

Temos ainda uma câmara secundária a preto e branco com lente otimizada para retrato e, por fim, uma objetiva macro a 4 cm para fotografia de pormenores. É um leque atual e dinâmico, preparado para os mais diversos cenários.

Por fim, temos uma câmara fotográfica frontal de 16 MP para as selfies. Tem uma abertura focal de f/2,1 com modos de beleza e otimização pela IA da imagem, sendo perfeitamente competente para fotografia de grupo e autorretratos.

4. O processador Dimensity 700 5G da MediaTek

O Narzo 30 é equipado com o processador Dimensity 700 5G da MediaTek, um dos mais recentes chipsets da fabricante sediada em Taiwan com ótima relação custo/benefício. É o mais potente processador do seu segmento, bem preparado para a era 5G.

Enquanto processador de próxima geração, o Dimensity 700 é composto por 8 núcleos de processamento. Tem 2 núcleos de alto desempenho Arm Cortex-A76 com uma frequência máxima de processamento de 2,2 GHz com litografia de 7 nm.

Este é outro dos seus trunfos, a litografia a 7 nm, processo de fabrico que o torna 28% mais eficiente que os processadores a 8 nm, resultando numa melhor autonomia de bateria.

O SoC conta ainda com a gráfica Arm Mali-G57 MC2 com uma frequência de 950 MHz para cuidar do quesito gráfico. A gráfica suporta também a taxa de atualização de ecrã a 90 Hz para maior fluidez na apresentação das animações.

5. Construção elegante com 8,5 mm de espessura e o Racing Design

O smartphone Realme Narzo 30 5G é uma boa compra para quem procura um telefone fino, com 8,5 mm de espessura, com construção cuidada, cantos arredondados e design cuidado, com um toque irreverente, o Racing Design.

Este telefone está entre os mais finos do setor e também entre os mais leves, pesando 185 gramas e prometendo uma ótima ergonomia, o conforto de utilização e feeling ao segurar o produto na mão.

A sua linguagem de design é inspirada no desporto automóvel, tal como é espelhado na nomenclatura dos esquemas de cores, o Racing Blue e Racing Silver. Note-se a faixa vertical e iridescente na traseira do dispositivo móvel.

Principais especificações do Realme Narzo 30 5G

  • Ecrã de 6,5 polegadas, IPS LCD com resolução Full-HD+ (1080 x 2400 pixeis)
  • Taxa de atualização a 90 Hz com formato 20:9, 405 ppp e 600 nits de brilho máximo
  • Processador: Dimensity 700 5G da MediaTek a 7 nm
  • SoC octa-core com frequência máxima de 2,2 GHz
  • Gráfica Mali-G57 MC2
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB com possibilidade de expansão via cartão microSD
  • Câmara principal: Tripla - 48 MP (wide) + 2 MP (macro) + 2 MP (bokeh)
  • Câmara secundária: 16 MP (wide)
  • Sistema operativo Android 11, Realme UI 2.0
  • Bateria: 5 000 mAh de capacidade com carga rápida a 18 W
  • Extras: Leitor de impressões digitais na lateral, USB-C, Bluetooth 5.1
  • Dimensões: 162,5 x 74,8 x 8,5 mm
  • Peso: 185 gramas
  • Cores: Racing Blue e Racing Silver

Em breve também teremos o Realme GT Budget

A par do novo Realme GT, o smartphone topo de gama da fabricante, equipado com o Snapdragon 888 da Qualcomm, teremos também uma versão económica, o Realme GT Budget a chegar possivelmente no final deste ano, ou início do próximo.

De momento não temos mais informações sobre a versão mais barata do Realme GT, mas de acordo com fonte segura, este modelo será apresentado em ocasião futura.

O terminal está disponível em dois tons de cor, o azul (Racing Blue) e o prateado (Racing Silver). A fabricante aponta este smartphone económico para os gamers a bom preço.

Atualmente o Realme Narzo 30 5G Amazon.ES desde 219,00 €.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus anuncia fusão com a OPPO marcando o fim da era "Never Settle"
  • Honor 50, Honor 50 Pro e SE: 3 novos smartphones Android com serviços Google
  • WhatsApp: app de mensagens defende a privacidade do utilizador com esta prática
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.