5 razões para comprar o smartphone OnePlus 10 Pro em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A fabricante chinesa liderada por Pete Lau, atualmente sob o comando da OPPO, deu recentemente a conhecer uma nova geração de smartphones Android já disponíveis no seu mercado Natal. Assim, até que os novos OnePlus 10 e OnePlus 10 Pro cheguem à Europa, damos a conhecer os principais destaques do mais avançado e promissor dos novos modelos, a versão Pro.

Em causa está um smartphone com grandes melhorias face ao seu antecessor, nomeadamente com novo processador, carregamento mais veloz, bem como uma nova geração de ecrãs LTPO AMOLED, bem como um novo design para 2022.

1. O ecrã LTPO AMOLED do novo OnePlus 10 Pro

OnePlus 10 Pro smartphone Android

Em primeiro lugar temos uma nova iteração de ecrãs LTPO AMOLED produzidos pela Samsung de segunda geração. No caso do smartphone OnePlus 10 Pro a sua resolução é de 1440 p, portanto, padrão Quad-HD+ (2K) com taxa de atualização máxima de 120 Hz.

Note-se, contudo, que esta taxa de atualização é variável entre 1 Hz até 120 Hz de acordo com o tipo de conteúdo exibido no ecrã. Desse modo, o telefone consegue poupar bateria ao ajustar este parâmetro consoante as necessidades do utilizador.

O vidro tem proteção Gorilla Glass Victus da Corning, com a traseira também construída em vidro e a moldura em metal (liga de alumínio).

Por fim, o ecrã usado ter margens diminutas com cantos arredondados e ligeiramente curvos. Ou seja, tem uma aparência mais moderna e elegante, ótimo para jogar, bem como para ver conteúdos multimédia como filmes, séries, etc.

2. O processador Snapdragon Gen 1 da Qualcomm

OnePlus 10 Pro

O "coração" deste smartphone Android é o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, o processador mais avançado disponível no mercado neste início de 2022. Trata-se de um chip com litografia a 4 nm, mais rápido e eficiente que o antecessor, o Snapdragon 888+.

A isto soma-se um poderoso leque de especificações técnicas como, por exemplo, até 12 GB de memória RAM, bem como até 256 GB de armazenamento interno com padrão UFS 3.1 para um rápido acesso à memória (leitura e escrita).

Soma-se também a interface OxygenOS 12 da OnePlus, baseada já no sistema operativo Android 12, da Google. Esta UI é otimizada para a rapidez e desempenho, sendo particularmente estável.

Além disso, temos o já típico sensor de impressões digitais no ecrã, Bluetooth 5.2, NFC, Wi-Fi 6, bem como as demais conetividades como o dual-SIM.

Por fim, temos também um novo sistema de arrefecimento, o mais avançado alguma vez concebido pela OnePlus para manter o telefone a operar em condições ideais.

3. Sistema de câmaras fotográficas Hasselblad de 2.ª geração

OnePlus 10 Pro

O smartphone OnePlus 10 Pro apresenta um novo conjunto de câmaras fotográficas desenvolvidas em parceria com a lendária Hasselblad. É, com efeito, esta entidade que em muito contribuiu para o software que assiste estas câmaras, prometendo um novo padrão de qualidade para a fotografia com dispositivos móveis.

With second-gen Hasselblad Camera for Mobile, the 10 Pro offers Billion Color Solution, allowing Natural Color Calibration with Hasselblad to be applied to over one billion colors! This means this was shot in 10-bit color with 64 times more color than the traditional 8-bit color pic.twitter.com/bbOIu2XuNW

— Pete Lau (@PeteLau) 12 de janeiro de 2022

Mais concretamente, encontramos as seguintes câmaras na parte traseira do OnePlus 10 Pro:

  • 48 MP, f/1,8, 23 mm (grande angular), 1/1,43", 1,12 µm, omnidirectional PDAF, Laser AF, OIS
  • 8 MP, f/2,4, 77 mm (telefoto), 1,0 µm, PDAF, OIS, 3.3x zoom ótico
  • 50 MP, f/2,2, 14 mm, 150˚ (ultra grande angular), 1/2,76", 0,64 µm, AF
  • Funcionalidades: Hasselblad Color Calibration, Dual-LED dual-tone flash, HDR, panorama
  • Vídeo: 8K@30fps, 4K@30/60/120fps, 1080p@30 / 60 / 240fps

Por fim, temos ainda uma câmara fotográfica frontal de 32 MP a perfurar o ecrã, com abertura focal de f/2,2 e objetiva grande angular.

4. Bateria de 5 000 mAh com carga rápida a 80 W

OnePlus 10 Pro

Ao novo processador e especificações técnicas de topo soma-se uma bateria de alta capacidade com 5 000 mAh e sistema de carregamento extra-rápido. Isto será possível com o cabo e carregador USB incluídos na caixa, padrão de carga a 80 W.

Por outro lado, a fabricante tem também um sistema de carregamento sem-fios presente no OnePlus 10 Pro capaz de carregar o smartphone a 50 W. Note-se que este padrão é mais veloz que a maioria dos padrões de carregamento por cabo da concorrência.

Dito isto, o novo sistema de refrigeração provará o seu valor ao manter o telefone fresco, sobretudo quando estiver a carregar mediante o sistema de indução a 50 W de potência, um padrão impressionante sem necessitar de cabo.

5. Esquemas de cor e design atualizado para 2022

OnePlus 10 Pro

O OnePlus 10 Pro está mais redondo com inspirações orgânicas. Além disso, apresenta uma ilha de câmaras fotográficas inspirada no design dos Samsung Galaxy S21 em que grande destaque é dado a este componente.

Seja com for, o seu design está mais cativante, ainda que tal seja uma componente subjetiva. O novo telefone Android estará disponível também na Europa em verde, bem como em preto, com ligeira textura no painel traseiro em vidro.

Well-rounded flagship = #OnePlus10Pro. Take a look. pic.twitter.com/yl38tswa4P

— Pete Lau (@PeteLau) 11 de janeiro de 2022

Importa notar que os novos OnePlus 10 Pro também se fazem acompanhar de novos acessórios como capas de proteção próprias, tal como a OnePlus já nos habituou. Ademais, temos também uma edição especial dos OnePlus Buds Pro.

Por fim, espera-se que os novos OnePlus 10 e OnePlus 10 Pro cheguem à Europa durante o primeiro trimestre de 2022. O preço, contudo, não será tão competitivo como na China, país em que o OnePlus 10 Pro começa no equivalente a 650 €.

Assim que os valores oficiais forem divulgados para a Europa também os daremos a conhecer, bem como as respetivas datas de disponibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.