5 conselhos para evitar fraudes nestas férias de natal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos cada vez mais perto da época festiva e são muitos os que aproveitam para fazer uma escapadinha. Mas se uns aproveitam para ir para longe, outros aproveitam para cometer fraudes e é importante estares atento.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) juntou-se ao Airbnb com dicas sobre como evitar fraudes por terceiros e reservar uma viagem de forma segura antes das férias. Além disso, os dados da Airbnb revelam que a mesma semana do Natal foi o período mais popular para os portugueses reservarem as suas escapadinhas de fim de ano em 2023.

Dicas para evitar fraudes durante as férias de natal

  • Nunca cliques em links inesperados – Links e anexos falsos em e-mails são projetados para te levar a sites criados para parecer um site real da empresa. Contudo, podem induzir as pessoas a revelar informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Deves usar a app da Airbnb ou aceda diretamente ao site para garantir que estás no site legítimo da empresa.
  • Desconfia de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados – Se um negócio ou oferta parecer demasiado bom para ser verdade, como os anunciados nas redes sociais, pode tratar-se de uma burla e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação.
  • Não pagues as férias ou o alojamento por transferência bancária direta. Se pagares diretamente, opta por pagar com cartão de crédito – O pagamento por cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção ao comprador e uma maior probabilidade de recuperares o teu dinheiro se algo correr mal.
  • Reserva, paga e comunica sempre através do website ou da app da Airbnb – As reservas de estadias devem sempre ser feitas e pagas exclusivamente na plataforma para garantir segurança, políticas de reembolso e suporte da Airbnb. Se alguém pedir para usar canais fora da plataforma, deves denunciar o facto à Airbnb. Todas as reservas incluem AirCover o que significa que, se houver um problema grave com o teu anúncio que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajuda a encontrar um lugar semelhante ou irá proceder ao reembolso. Se alguém te pedir para sair da plataforma, deves comunicar o facto à Airbnb.
  • Utiliza uma palavra-passe diferente para cada conta online e adiciona uma autenticação de dois fatores ou multi-fator – Se os teus dados online forem comprometidos, os burlões podem aceder aos teus dados pessoais e utilizá-los para se apoderarem das tuas contas online.

De referir ainda que o Airbnb incorpora pagamentos seguros e incentiva os utilizadores a reportar websites suspeitos ou emails de phishing, para uma investigação rápida. A empresa também colabora com terceiros para identificar e tomar medidas contra esses esquemas. Nos últimos 12 meses, a equipa da Airbnb conseguiu identificar e neutralizar quase 2 500 domínios de phishing operados por terceiros.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.