Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

5 coisas (úteis) que o Google Maps te permite fazer e não sabias

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 3 min.

Possivelmente, já usas o Google Maps há vários anos, quando te deslocas de carro ou a pé para um local que desconheces. A questão é que esta plataforma da Google permite-te fazer mais coisas do que aquelas que habitualmente fazemos com ela.

Assim sendo, serve este artigo para te dar a conhecer algumas ferramentas muito úteis do Google Maps e que podem ser uma boa ajuda.

1. Onde ficou estacionado o carro

Para começar, uma das maiores “dores de cabeça” que os condutores por vezes têm. Estacionar o carro e, passado algum tempo, na hora de ir embora, surgir a dúvida: afinal, onde é que o carro ficou estacionado?

Com o Google Maps, é possível resolver esse problema. Afinal de contas, a aplicação da Google permite-te guardar o sítio de estacionamento. Para tal, apenas precisas de:

1. Clicar no ponto azul de localização, mal estacionas o carro

2. Escolher a opção “Guardar Estacionamento”

Assim, mesmo que te esqueças do sítio ao certo, basta ir ao Google Maps, que ele tem guardada a localização de onde deixaste o automóvel.

2. Mapas Offline

Nem sempre as condições de rede são as melhores, pelo que os mapas offline podem fazer toda a diferença. Basicamente, com o Google Maps, consegues descarregar um caminho do ponto A ao ponto B, antes de sair de casa.

Ao fazer o download dos mapas offline, evitas percalços e uma eventual instabilidade, em termos de conexão. Para usar este recurso, o processo é bastante simples. Apenas tens de seguir este conjunto de passos:

  1. Clicar na imagem do perfil da conta e, em seguida, Mapas offline

  2. Clicar em Selecionar o próprio mapa

  3. Ajustar o mapa consoante a preferência

  4. Clicar em Transferir

Google Maps

3. Ouvir música dentro da aplicação

Esta é mais uma curiosidade do que algo essencial à condução, mas a verdade é que podes integrar a tua app de música favorita no Google Maps. Na prática, podes controlar a reprodução sem que para isso tenhas de sair de navegação.

É compatível com apps como o YouTube Music ou o Spotify, sendo que te aparece como uma mini-janela na aplicação. Lá, podes avançar, pôr em pausa, reproduzir, entre outras funções. Mais uma vez, é um processo relativamente simples.

  1. Clicar no teu ícone

  2. Clicar em “Definições”

  3. Clicar em “Navegação”

  4. Clicar em “Mostrar Controlo de Reprodução Multimédia”

  5. Escolher a tua app favorita

4. Escolher uma rota com baixo combustível

Os gastos com combustível continuam a ser uma das grandes preocupações dos condutores. Mais uma vez, o Google Maps ajuda o utilizador a escolher a rota mais em conta, assim como a mais rápida.

Para tal, só precisas de:

  1. Clicar no teu ícone

  2. Clicar em “Definições”

  3. Clicar em “Navegação”

  4. Ativar a opção “Preferir Trajeto Eficiente em Combustível”

5. Pontos de interesse no trajeto

Por vezes, é preciso parar em algum lado durante uma viagem. Supondo que vais do ponto A ao ponto B, num percurso ainda longo, poderás pesquisar os melhores sítios por categoria no Google Maps.

Depois de selecionar o ponto de partida e de chegada, deves clicar em iniciar a rota de carro. Já com a rota iniciada, deverás clicar na lupa de pesquisa. Aqui, encontrarás algumas categorias como “Restaurantes”, “Cafés”, “Hotéis” ou até “Bombas de Gasolina”.

Supondo que clicas em “Restaurantes”, por exemplo, aparecem-te os estabelecimentos mais cotados ao longo do mapa. Para uma eventual paragem necessária a meio da viagem, pode ser bastante útil.

Samsung Galaxy S24 256 GB
Samsung Galaxy S24Ecrã de 6,2" com 256 GB de capacidade e 8 GB RAM
565,04 €Amazon ES
985,02 €-43%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.