5 apps perigosas instaladas por milhares: como prevenir estes problemas?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Diz-nos a gíria popular que “mais vale prevenir do que remediar”. Por isso mesmo, pode ser do teu interesse saber que há 5 aplicações que a Kaspersky, especialista em segurança, está a desaconselhar que sejam instaladas.

Como explicam os nossos colegas da BGR, milhares de users de Android têm instalado as apps em questão. Atendendo a esse fator, eis as apps que têm causado problemas graves de segurança e a quantidade de pessoas que as tem instalado:

  1. AirFS – Compartilhamento de arquivos via Wi-Fi por it9042 (30.305 downloads)

  2. Astro Explorer por shevabad (718 downloads)

  3. Amber por kodaslda (19 downloads)

  4. CryptoPulsing por shevabad (790 downloads)

  5. Brain Matrix por kodaslda (259 downloads)

Qual foi o problema identificado?

Apps Android

O vírus em questão chama-se “Mandrake Android” e já incomoda os utilizadores desde 2020, sendo que, passado alguns anos, fez um regresso indesejado. A Kaspersky fez a descoberta na Play Store, nestas apps que já estão disponíveis há mais de 2 anos.

Basicamente, estes roubam credenciais dos utilizadores e, posteriormente, executam aplicações maliciosas. O problema aqui é que está cada vez mais difícil identificar os agentes de malware. Quem o refere é a própria Kaspersky, que se preocupa com a alta capacidade de passarem despercebidos.

A empresa de segurança destaca ainda “as habilidades formidáveis dos agentes de ameaças e também que controlos mais rigorosos para apps antes de serem publicadas nos mercados apenas se traduzem em ameaças mais sofisticadas e difíceis de detetar”.

O que diz a Google sobre o assunto, em termos de prevenção?

Supostamente, a Google descansa os utilizadores que usam o Play Protect. Na prática, a empresa diz que quem tiver esta ferramenta no dispositivo está menos suscetível a problemas relacionados com vírus.

Infelizmente, não é a primeira nem deverá ser a última vez que ouvimos falar de apps maliciosas a afetar muitas pessoas. Se quiseres um reforço ainda maior de segurança, pode ser-te útil saber que o Play Protect faz uma verificação de segurança antes de qualquer download e muito mais.

Para usufruires desta funcionalidade e evitares algumas surpresas futuras, apenas tens de cumprir estes 4 passos:

  1. Abrir a app Google Play Store

  2. No canto superior direito, clicar no ícone do perfil.

  3. Clicar em Play Protect e depois em Definições

  4. Ativar (ou desativar) a opção Analisar apps com o Play Protect

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.