Parece que há um novo “Usain Bolt dos automóveis” e chama-se Aspark OWL SP600. O veículo em questão tornou-se no carro elétrico mais rápido do mundo ao atingir a marca dos 438,7 quilómetros por hora.
Nevera estava na frente desde novembro de 2022: ou seja, um pouco mais de um ano e meio. Com o seu carro Rimac Automobili, chegou a atingir uma velocidade de 412 quilómetros por hora.
O recorde supera o anterior em cerca de 26 quilómetros por hora
Como se já não fosse velocidade suficiente, eis que aparece a marca japonesa e decide que, afinal, ainda dá para ir mais um bocadinho. De acordo com a SuperCar Blondie, o Aspark OWL SP600 atingiu os 438,7 quilómetros por hora.
São números impressionantes e que, para termos uma noção, representam de 3 a 4 vezes mais do que é permitido, por lei, em Portugal. É um grande feito para a indústria japonesa, no entanto importa fazer uma nota: o carro foi produzido em Itália.
Segundo a mesma fonte, este veículo já é um objetivo de alguns anos por parte da marca do Japão. Aparentemente, o conceito surgiu pela primeira vez em 2017 e, desde então, foi sendo aprimorado, até chegar aos valores que hoje nos deixam boquiabertos.
Ainda não se sabe o preço do Aspark OWL SP600
Face a estas velocidades estonteantes, é possível que apareça uma questão: como é que se alcançam valores tão altos? A resposta consegue ser bastante complexa, mas há um fator bastante importante e que fez a diferença para a Nevera, durante este tempo.
Os carros da marca eram equipados com pneus Michelin especiais que continham borracha Bridgestone Potenza. Esta era especificamente feita para que o carro atingisse patamares estratosféricos e quebrasse o recorde de carro elétrico mais rápido.
Neste momento, ainda não é de conhecimento público quantas unidades é que a Aspark tem objetivo de produzir. Isso, a juntar ao preço do automóvel, são os dois grandes mistérios do OWL SP600.
De qualquer das maneiras, há algo que já ninguém tira à empresa japonesa: bateu o recorde de carro elétrico mais veloz do mundo.