Se usas computador com frequência, é possível que, com o passar do tempo, comeces a detetar alguns problemas de funcionamento. Sendo assim, apresentamos-te alguns sinais que podem ser sintomáticos de vírus.
1. Excesso de janelas pop-up
Volta e meia, é possível que já tenhas recebido algumas notificações pop-up, no computador. A questão é que, em alguns casos, essa aparição é bastante frequente, o que pode querer dizer que há uma alta probabilidade de ter vírus no computador.
Várias entidades de referência apontam para esse problema, desde a Kaspersky (especialista em segurança), à HP (marca de computadores). Isto não quer dizer que tudo o que apareça em pop-up seja vírus, até porque, às vezes, se trata de atualizações importantes.
No entanto, convém referir que “não é normal que janelas não solicitadas com anúncios ou solicitações para confirmar senha comecem a aparecer repentinamente”, segundo a Kaspersky, pelo que deves manter-te atento.
(Nota: alguns browsers têm bloqueador de pop-ups. No caso de receberes muitos pop-ups, poderás querer ativar a função de bloqueio)
2. Aplicações param sistematicamente de responder
Mais uma vez, não quer dizer necessariamente que o computador esteja com vírus. Contudo, uma dica que a HP te dá é prestar atenção às aplicações que, não raras vezes, deixam de dar resposta de forma inesperada e súbita.
Segundo a marca, o facto de certa app não carregar ou estar sempre a ir abaixo é um sinal de que o PC pode estar infetado com malware. O mesmo vale para o teu browser e para outros tipo de programas que possas executar.
(Nota: também podem ser conflitos de software, entre outras coisas. De qualquer maneira, se a performance do teu computador não estiver bem, é mais um sinal a ter em conta)
3. Não conseguir aceder a ferramentas básicas
Outro aspeto que pode ser indicador de vírus é o facto de não conseguir aceder a ferramentas básicas de um computador. Quem o alerta é a Norton Antivirus. Importa ainda mencionar que, nestes casos, poderás receber alguma notificação a dizer que o acesso te foi negado, por algum motivo.
Existe a possibilidade de se tratar de malware. Logicamente, é uma situação a evitar, até porque, ao não conseguir aceder a algumas ferramentas, torna-se mais difícil dar resposta ao problema. Para evitar isso, talvez te interesse conhecer a lista da DECO Proteste com os melhores antivírus em 2024.
4. Bateria
Por fim, outro sinal que te deve alertar é o facto da bateria estar a esgotar-se de forma muito rápida. Há muitas razões que podem contribuir para a “queda” da bateria em pouco tempo, efetivamente, desde brilho no máximo, a excesso de apps em funcionamento.
No entanto, é sempre mais prudente ir conferindo se há algum aspeto de segurança a ter em conta, especialmente quando a performance do teu computador não anda bem em alguns aspetos. Segundo a Norton, “conforme um vírus se espalha, ele consome recursos e cria mais atividade em seu computador, diminuindo a vida útil da bateria do seu dispositivo”.