Este mês, a Huawei renovou a sua linha de smartwatches com o novo Watch 5 que chega direcionado para a saúde. Os recursos são muitos e as novidades incluem um novo sensor X-TAP para uma avaliação rápida de vários parâmetros de saúde e bem-estar.
Mas há mais “mimos” que o novo Huawei Watch 5 esconde e neste artigo destacamos os pontos fortes do novo smartwatch que tem a tua saúde na ponta do dedo.
1. Sensor X-TAP
A grande novidade do Watch 5 é exatamente o seu sensor X-TAP que está acomodado na caixa, entre a coroa giratória e o botão de acesso ao menu de desporto. Basta encostar o dedo a esta zona do relógio durante alguns segundos e seguir as instruções no ecrã para termos as informações.
São avaliados 9 parâmetros de saúde: batimento cardíaco, variabilidade do ritmo cardíaco, pressão arterial, oxigenação no sangue, stress, temperatura da pele, ritmo sinusal, rigidez arterial e uma visão geral respiratória.
Logo de seguida, no mostrador do relógio é dada a informação se foi (ou não) detetada alguma anomalia. Todos os dados recolhidos ficam também guardados na app Huawei Health. Nesta aplicação ficam ainda registados todos estes testes, num histórico que mais tarde te mostra a evolução destes parâmetros de saúde.
Este é um ponto forte e diferenciador que este smartwatch reserva para os utilizadores. Uma avaliação geral da saúde através de um método rápido, indolor e nada invasivo.
2. Compatibilidade universal
O Huawei Watch 5 executa o sistema operativo HarmonyOS, proprietário da marca. Como não podia deixar de ser, é compatível com todos os equipamentos que executem também este sistema operativo.
Mas o melhor de tudo é que acrescenta ainda compatibilidade com Android e iOS, o que lhe confere uma espécie de universalidade no seu funcionamento.
Saliente-se ainda que não tem recursos exclusivos para o ecossistema Huawei. Todas as suas funcionalidades estão disponíveis para Android, iOS e HarmonyOS.
3. Controlos por gestos e pagamento NFC
Mas não é só na saúde que o Watch 5 brilha. A partir de agora vai também ser possível fazer pagamentos NFC (por contacto) com este smartwatch. Para o fazer basta associar o cartão bancário à app Quicko, que funciona de forma semelhante à da conhecida Revolut.
Depois de tudo instalado e associado, basta encostar o ecrã do relógio ao terminal bancário da loja e já está. Simples e fácil. Mas atenção estes pagamentos não funcionam com Google Pay ou Apple Pay.
O Huawei Watch 5 funciona também com controlos por gestos. Dois toques do indicador no polegar aceitam a tarefa enquanto o deslizar do polegar pela lateral do dedo indicador rejeita a tarefa.
Na app Huawei Health todos os gestos podem ser personalizados. Mas o melhor de tudo é que o Watch 5 reconhece (sempre) os gestos feitos e torna tão simples atender ou rejeitar uma chamada telefónica, por exemplo.