Recentemente, falamos-te do quão benéfico pode ser tirar a capa do telemóvel quando o carregas, ou até mesmo de ser aconselhável não usares o smartphone em período de carregamento. No entanto, há mais alguns procedimentos que deves ter em conta, de modo a garantir que a bateria está sempre impecável.
Com base num artigo disponível na página da Xiaomi Portugal, damos-te mais algumas dicas que poderás ter em conta para preservar a tua bateria. Estas servem tanto para telemóveis Xiaomi como para outras marcas que possas ter.
1. Não uses carregadores de outros telemóveis
“Não sei do meu carregador, posso usar o teu?”. Eis uma pergunta que já deverás ter feito e que, muito possivelmente, também te fazem a ti. A questão é que deves evitar ao máximo usar um carregador que não seja o teu.
Como explica a gigante tecnológica chinesa, os carregadores de marcas como a Xiaomi passam por testes muito rigorosos. Por isso, o teu carregador é pensado ao detalhe para o teu telemóvel em específico.
Tudo o que fuja daí é potencialmente comprometedor para a segurança da bateria. Entre os riscos associados, os principais são sobreaquecimento, curtos-circuitos ou incêndios. Por isso, tenta usar sempre o teu carregador.
2. Utiliza o “Fast Charging”
A Xiaomi tem o mecanismo de “Fast Charging”, ou seja, de carregamento rápido, assim como algumas marcas concorrentes. Esta opção pode ser encontrada nas definições do telemóvel, no segmento relacionado com bateria ou carregamento.
Com base neste recurso, como o nome indica, conseguirás ter um carregamento bem superior ao convencional que se calhar já usas, de forma sempre segura. Isso pode ser útil quando estás com pressa ou em alguma situação de emergência.
No fundo, é uma forma de garantir que o bom fica ainda melhor.
3. Não te esqueças de fazer as atualizações
Volta e meia, as grandes marcas fazem atualizações nos telemóveis. Muitos vão logo a correr fazê-las (e bem), mas há sempre quem deixe para amanhã ou até não faça.
Lembra-te sempre de uma coisa: quando a Xiaomi (ou outras marcas) fazem updates, é porque identificaram algum erro no sistema ou porque querem lançar uma melhoria. Desde bugs, a melhorias de desempenho, é expectável que uma atualização seja uma espécie de “suplemento” que faz o teu telemóvel ter ainda mais tempo e qualidade de vida.
Ao não fazeres as atualizações, arriscas-te a ser mais suscetível a falhas do sistema e outros problemas ligados à bateria e não só. Como sabes, um telemóvel é um investimento caro, por isso preservá-lo o máximo possível é o melhor que podes fazer à tua carteira.