
A bateria é um dos aspetos mais importantes de qualquer telemóvel. Afinal de contas, quanto maior a vida útil, menor é a preocupação com o carregamento e há algumas práticas que se podem ter, no sentido de preservar a bateria. Com base nas sugestões da Samsung, damos-te algumas informações que te podem ajudar nesse sentido.
1. Aplicações pouco utilizadas também gastam bateria
Por vezes, temos o nosso telemóvel sobrecarregado com aplicações que se calhar nem precisamos tanto. Mesmo dando pouco uso, a verdade é que estas apps podem continuar a funcionar em segundo plano e ocupar espaço desnecessário no teu telemóvel, contribuindo para uma mais rápida drenagem da tua bateria.
Nesse sentido, poderás ir às "Definições", seguindo até à "Manutenção do Dispositivo" e só depois "Bateria". Já em "Bateria", poderás clicar em "Limites utilização segundo plano". Aí, terás a possibilidade de escolher que aplicações são essas.
2. Carregar até 100% pode não ser assim tão benéfico
Por questões lógicas, o pensamento mais comum é achar que, se carregar um telemóvel até aos 100% vou ter mais bateria do que até 80% ou 90%, por exemplo. A questão é que não é bem assim, na medida em que uma limitação do ciclo de carregamento até pode provocar um aumento de vida útil no dispositivo.
Pelo contrário, repetir o ciclo 0-100% faz com que se aumente o stress causado na bateria, o que pode torná-la menos eficiente. No seu site oficial, a Samsung escreve: "as baterias de lítio não necessitam de ser descarregadas na totalidade e nem carregadas ao máximo já que a capacidade das baterias tende a diminuir com o uso. Ao ativar a opção, o telemóvel para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto a sua autonomia fora da tomada. Este “limite” irá prolongar o tempo de vida útil da bateria visando sua longevidade".
De acordo com a explicação da marca, tens de fazer o seguinte para ativar o recurso:
- Ir às Definições e clicar em Assistência do Aparelho e Bateria
- Clicar em Bateria
- Clicar em Mais Definições de Bateria
- Ativar o botão ao lado de Proteger Bateria
3. Taxa de atualização do ecrã tem impacto na bateria
Quando olhamos para as características de um telemóvel, vemos sempre a menção à taxa de atualização do ecrã. Esta, no fundo, diz-nos quantas vezes o ecrã é atualizado por segundo. O padrão atual é de 120 Hz, que te oferece uma fluidez visual de topo. Mas pode ser inferior, de 90 Hz ou até mesmo de 60 Hz.
Se a tua prioridade é a bateria, baixar a taxa de atualização pode ser boa ideia, já que quanto maior esta é, mais bateria se gasta. Mesmo com um valor de 60 Hz, continuas a ter boa visibilidade para o ecrã, logo é sem dúvida uma prática a ter em conta. Para tal, só precisas de seguir um pequeno conjunto de passos:
- Ir às Definições
- Clicar em Ecrã
- Clicar em "Suavidade do Movimento" (ou taxa de atualização)
- Escolher entre alta (120 Hz ou 90 Hz) ou standard (60 Hz)
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
