Possivelmente, utilizas o ChatGPT com bastante regularidade, para diferentes objetivos. Esta plataforma de Inteligência Artificial (IA) pode ser muito útil e dá-te respostas sobre os mais variados temas. No entanto, atenção: o ChatGPT também tem as suas debilidades e não consegue assistir corretamente a 100% dos teus pedidos. Em baixo, damos-te alguns exemplos.
1. Não analisa informação a partir de um link
Apesar de ser muito bom a sintetizar, o ChatGPT tem dificuldades a sintetizar informação diretamente oriunda de um link da web. Isso não quer dizer que, pontualmente, não acerte nas respostas. Contudo, é bastante provável que apresente imprecisões ou até mesmo erros.
Na tentativa de perceber o motivo de isso acontecer, os nossos colegas da ZD Net perguntaram ao próprio ChatGPT porque é que isso acontecia. Eis a resposta: "como modelo de linguagem de IA, sou capaz de pesquisar e processar informações da web. No entanto, as minhas respostas são baseadas exclusivamente nas informações que foram treinadas em meu modelo. Embora eu possa usar a internet como fonte de informações, não tenho acesso a dados atuais ou em tempo real. Como resultado, as minhas respostas limitam-se às informações que foram treinadas no meu modelo, que podem nem sempre ser as mais atualizadas ou precisas".
2. Entender o tom do que é dito
Outro ponto em que o ChatGPT ainda fica um pouco aquém é em termos de compreensão do tom daquilo que é dito. Ou seja, suponhamos que queres enviar uma mensagem a um amigo, onde conténs referências cómicas ou sarcásticas e queres pedir ao ChatGPT que avalie se a mensagem está bem formulada.
Só para experimentar, decidi formular o seguinte prompt: "vou mandar uma mensagem a uma amiga minha que conheço muito bem, onde digo: "Olá, minha cabeça de alho chocho". Faço bem?". A resposta que obtive foi: "a expressão “minha cabeça de alho chocho” soa divertida, carinhosa e um pouco absurda. Só há um detalhe: “chocho” em português de Portugal tem a conotação de “mole, frouxo, sem energia”, então a pessoa pode interpretar mal, como sendo uma piada sobre estar preguiçosa ou distraída".
3. Criação de imagens
O ChatGPT também ainda tem bastante espaço para melhorar, em termos de criação de imagens. Ao passo que plataformas como o Copilot e o Nano Banana criam mais do que uma imagem em relativamente pouco tempo, o ChatGPT apenas te oferece uma imagem e demora bem mais.
Ainda que os resultados sejam competitivos, o tempo de espera e a quantidade oferecida ainda são aspetos de melhoria, numa altura em que a criação de imagens com IA é cada vez mais popular.