Xperia Z2Este, é o Sony Xperia Z2. Um dispositivo lançado na primavera passada e, a meu ver, um dos melhores smartphones lançados em 2014.

Há quatro dias tomei conhecimento de uma notícia que me deixou um pouco incomodado, a possibilidade da Sony vender o seu sector Mobile. Seria uma grande perda para todo o mercado e mundo Android caso o Sony Xperia Z4 fosse o último da sua linha. Passo a explicar:

   

Depois de ver pessoalmente o Xperia Z2, acabei por comprar um para mim no dia 24-06-2014. Nesse mesmo dia fiz o seu unboxing, qual criança em dia de natal, em directo no nosso Live Cast Tecnologia Hoje, que então fazia o seu 8º episódio.

Honestamente, nunca fiquei tão satisfeito com um smartphone Android. Não pensem, porventura, que estou cego pela marca, que me tornei um fanboy ou descartei toda e qualquer concorrência aquando da compra deste  Xperia Z2.

Quando pensei em trocar de equipamento, estava saturado do Xperia Z1, só três marcas mereceram a minha atenção, as únicas que trazem alguma qualidade ao mercado Android. Falo da Samsung, da HTC e da Sony.

O Galaxy S5 é ainda hoje um bom dispositivo, em termos de especificações e sobretudo no maravilhoso ecrã AMOLED. No entanto, já saíram várias fornadas do mesmo molde que criou o Galaxy S2 e desde aí pouco ou nada mudou. As pessoas estão fartas do mesmo design, da mesma interface e, sobretudo, da mesma dúbia qualidade de construção em plástico.

Olhando para o HTC One M8, indiscutivelmente o smartphone Android mais bonito até à data, as suas especificações estão ao nível do Galaxy S5 e demais flagships, no entanto é demasiado alto para ser confortável de usar. É certo que os altifalantes BoomSound são os melhores do mercado mas aumentam o seu já grande tamanho. Juntando a isso a bateria de capacidade medíocre, quando comparada com a concorrência, uma interface demasiado escura para o meu gosto e acabei por excluir outro equipamento. Ah! Sem esquecer a vergonha de câmara a que chamam Ultrapixel.

Relacionado: Vê aqui, a Review do Sony Xperia Z3

E assim me decidi, naquele Verão, pelo Xperia Z2 que uso até ao momento. A Sony faz excelentes equipamentos, não preciso de referir duas vezes a sua qualidade de construção. O Z2 é um bruto feito de metal e vidro, um vidro que não perde o brilho e dificilmente risca, um metal que não enferruja nem perde a têmpera. Continuo igualmente satisfeito com a sua robustez, passados estes meses e lançados muitos mais dispositivos no mercado.

E depois, eis que surgiu o Z3. O coveiro da marca, o carrasco dos Xperia’s? Ele é um óptimo smartphone, vejam aqui a sua review e corrijam me se estiver enganado. No entanto duvido que venha a vender tão bem como o Z2, a Sony tentou fazer tanto e de tantas formas que acabou por morrer à sede junto da fonte. Desperdiçou demasiado tempo e recursos que lhe custaram caro, além de desacreditarem os consumidores e fazer o Xperia Z2  perder grande parte do seu valor comercial.

Usando a Samsung como exemplo, que lançou o Galaxy S5, o Galaxy Note 4 e até o Galaxy Alpha, todos eles dispositivos bem distintos que competiam nas respectivas categorias. Agora, olhando para a Sony, temos o Xperia Z2, o Xperia Z3 e o Z3 Compact, todos eles perigosamente parecidos. O resultado? Basta ver este “Speed Test” entre ambos! 

Podem ver aqui, a comparação entre o Xperia Z2 e o Xperia Z3, as diferenças são mínimas. O único dispositivo que de facto fizeram bem em lançar, foi o Sony Xperia Z3 Compact. O melhor smartphone Android com menos de 5 polegadas de ecrã.

Espero que em 2015 a Sony nem pense em lançar 2 flagships. O Sony Xperia Z4 terá que aguentar um ano inteiro no mercado , com a difícil tarefa de limpar a imagem da marca e voltar a merecer a confiança dos consumidores.


Talvez queiras ver:

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!