2023 não vai ser um bom ano para o mercado de smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Novas previsões para este ano indicam que 2023 não será favorável ao mercado de smartphones.

De acordo com a conhecida empresa IDC, o mercado vai cair 1,1% este ano, devido à fraca procura e a uma recuperação mais lenta do que se antecipava.

Mercado de smartphones vai cair 1,1% este ano, diz a IDC

imagem de smartphone
Mercado de smartphones deverá recuperar a partir de 2024 Crédito@RodionKutsaiev/Unsplash

A empresa IDC (International Data Corporation) acaba de divulgar as suas novas previsões para o mercado de smartphones em 2023 e as notícias não são as melhores para as marcas presentes neste setor tecnológico.

De acordo com a conhecida empresa, o mercado vai cair 1,1% este ano, devido a uma procura por equipamentos mais fraca e a uma recuperação que está a ser mais lenta do que se esperava.

A IDC vai mais longe e afirma que o mercado global de smartphones apenas conseguirá recuperar no próximo ano, calculando também uma taxa de crescimento anual composto de cinco anos em 2,6%.

A empresa prevê igualmente que este ano as vendas globais de smartphones sejam de 1,19 mil milhões de unidades. Desse total, 967,7 milhões vão ser equipamentos Android enquanto os restantes serão iOS.

O mesmo relatório agora divulgado avança que a venda de terminais 5G está a aumentar e que em 2023 vai representar 62% das vendas globais. Já em 2027, esse número aumentará para 83%.

Outra informação inesperada é que, apesar da queda neste mercado, estima-se que os smartphones dobráveis tenham um aumento de 50% e consigam atingir os 22 milhões de unidades vendidas. A IDC afirma também que a entrada de mais marcas para este segmento e o custo de produção se torne mais acessível são fatores que podem contribuir para o crescimento das vendas deste tipo de terminal.

Preço médio dos smartphones poderá descer este ano

A empresa confirmou ainda que o preço médio dos smartphones aumentou de 334 dólares (cerca de 315 euros) em 2019 para 415 dólares (aproximadamente 390 euros) em 2022. No entanto, este preço médio deverá começar a descer este ano, situando-se nos 376 dólares Ou seja, cerca de 355 euros).

A IDC chama também a atenção que, apesar da recente reabertura da China (referindo-se ao levantamento das restrições causadas pelo Covid-19), os custos crescentes e a incerteza e falta de confiança, obrigam a uma perspetiva cautelosa do futuro.

De uma forma geral, o novo relatório da IDC veio agora confirmar outras previsões que apontam também o ano de 2024 como o de recuperação para o mercado de smartphones que está agora em queda.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt