Será 2018 um ano cativante para os smartphones?

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 2 min.

Boas malta! Espero que tudo esteja tudo bem convosco até agora no novo ano e que 2018 seja um bom ano para vocês! Faz algum tempo que já não vos escrevia um artigo aqui no site, mas têm ficado bem entregues aqui ao resto da que é um incrível equipa Pixel 2 XL. Que maquinas impressionantes!

Alguns destes smartphones fizeram parte dos nossos prémios 4gnews. Acompanhaste os nosso prémios 4gnews? Se não, sabe aqui os resultados!

Começo pela Apple: que ano excelente! Estávamos à espera de algo em grande e a Apple não desiludiu. Foi o X aniversário do iPhone e com isto veio o "One more thing"! Finalmente algo de novo ao final de alguns anos a patinar um pouco na maionese. Acho que todos os fãs da marca devem estar orgulhosos da sua marca favorita e quem comprou o novo Apple iPhone X, não vai estar nada desiludido.

Google: Boa inovação em tudo o resto, mas no que diz respeito ao móvel, o Pixel... continuo a achar incrível como uma marca com esta força não lança um Pixel no formato de um Windows Vista ou 8 e a coisa não ter corrido muito bem. Estaremos atentos!

Com o iPhone X a ser um dos exemplos mais óbvios, ponho a mesma questão à Samsung. Pelo que temos visto dos leaks do S9/S9+, não há nada que o distinga claramente do S8. Mais performance, mais ajustes, mas nada de grandes mudanças.

Dito isto, sobra espaço para os demais fabricantes trazerem algo de novo, contribuir para a inovação do sector e claro afirmarem-se ainda mais como candidatos sérios à liderança do mercado. Entra aqui pois claro a Xiaomi!

Tem procurado os aliados certos e pode ser que aqui encontre muito a ganhar! Falo claro da parceria com a Google no sentido de trazer os seus modelos para outros mercados, expandindo-se para onde só conseguia entrar por força da globalização e da Internet. A Huawei inclui-se também neste barco sendo umas das marcas com melhor presença no mercado de gama média.

Mesmo que os smartphones não evoluam tanto em 2018, ainda podem ser melhorados...

Pondo tudo isto em questões concretas, penso que um dos desenvolvimentos que vamos ver este ano, será finalmente a introdução da impressão digital no ecrã. Veremos também mais e melhores especificações a chegar às gamas mais baixas de todas as marcas. Um dos exemplos disto será a inclusão dos Infinity Display nos Samsung Galaxy A.

Em suma, não consigo neste momento deslumbrar algo que seja potencialmente inovador no ano de 2018. Serão desta feita smartphones dobráveis? O que ganhamos exatamente com isso? Diz-me tu também o que achas em baixo nos comentários, mas na minha opinião será um ano um bocado mais calmo e fraco quando comparado a 2017.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi – Aqui estão 10 produtos que valem a pena comprar

Google Play Store – Aqui estão 8 jogos Android grátis temporariamente

Essential Phone recebe atualização contra Spectre e Meltdown

P.S: Um grande Obrigado! a todos vocês que votaram e que nos ajudaram a perceber o que de melhor se faz no mundo da tecnologia, mas também a dar às marcas o reconhecimento que lhes é devido pelo bom trabalho. Para além de divertido, é todo um processo de crítica construtiva. Mais uma vez obrigado a todos!