Será 2018 um ano cativante para os smartphones?

Gonçalo Pereira
Smartphones Samsung Apple Huawei
Os smartphones atuais são incríveis, sejam eles da Apple, Huawei, Samsung, etc

Boas malta! Espero que tudo esteja tudo bem convosco até agora no novo ano e que 2018 seja um bom ano para vocês! Faz algum tempo que já não vos escrevia um artigo aqui no site, mas têm ficado bem entregues aqui ao resto da que é um incrível equipa 4gnews!

Fazendo o fecho de 2017, acho que foi um grande ano para o mundo dos smartphones. O final do ano foi especialmente cativante com os grandes lançamentos a que assistimos.

Vê ainda: Galaxy S9 – Será esta a primeira imagem do smartphone?

Fiquei muito impressionado com todas as marcas e tive a oportunidade de experimentar brevemente vários dos equipamentos lançados. Para mim, destaco o Note 8, o iPhone X, o LG V30 e o Pixel 2 XL. Que maquinas impressionantes!

Alguns destes smartphones fizeram parte dos nossos prémios 4gnews. Acompanhaste os nosso prémios 4gnews? Se não, sabe aqui os resultados!

Começo pela Apple: que ano excelente! Estávamos à espera de algo em grande e a Apple não desiludiu. Foi o X aniversário do iPhone e com isto veio o "One more thing"! Finalmente algo de novo ao final de alguns anos a patinar um pouco na maionese. Acho que todos os fãs da marca devem estar orgulhosos da sua marca favorita e quem comprou o novo Apple iPhone X, não vai estar nada desiludido.

Google: Boa inovação em tudo o resto, mas no que diz respeito ao móvel, o Pixel... continuo a achar incrível como uma marca com esta força não lança um Pixel no formato de um LG V30!... Já sei que não se vende em Portugal, mas eu penso no ponto de vista da concorrência. Lembra-te que a Google lançando algo mais apelativo só vai fazer com que os outros tenham de lutar para fazer algo melhor. Só temos todos a ganhar!

Huawei: Grande! Em todos os níveis e mais uma vez, quer na Honor como na Huawei fizeram um trabalho incrível! estão a tentar encontrar parceiros como a Leica para fazer bons smartphones, têm investido muito num desenho de qualidade e feito muito marketing para o divulgar. Não posso dizer que goste do software, mas o processamento de imagem é fantástico e os smartphones estão a dar mais luta que nunca. Força Huawei!

Samsung: Líder de mercado e com razão. Tem sido difícil a todas as marcas acompanhar o ritmo da Samsung e depois de tanto investimento em desenvolvimento tecnológico, design e marketing, esta posição de líder era incontornável. Fabricam quase todos os seus componentes e ainda desenvolvem para terceiros, têm finalmente um bom software, aqueles incríveis Infinity Display e o design que tem ditado as leis do mercado. Disse-o em 2016 e digo o mesmo agora: melhor marca do ano, numa forma incrível.

Agora que já tiramos as lições de 2017, vamos a 2018. Estás entusiasmado? Desculpa dizer-te, mas eu não. Penso que vai ser um ano com um número limitado de inovações, em que maior parte dos desenvolvimentos serão apenas refinamentos do que de excelente vimos em 2017. Explico-te de seguida o porquê.

Depois da celebração dos dez anos e de um iPhone todo novo, o que vais fazer? Lançar um maior? Meh... talvez, mas duvido que veremos algo de novo. Já do lado do software acho que será um ano importante para a Apple. Temos visto alguns erros no iOS 11 e, desta feita, a marca de Cupertino vai ter de se chegar à frente com a qualidade de que estamos todos à espera. Pode o iOS 11 tratar-se de um OS de transição, do botão para o swipe e como um Windows Vista ou 8 e a coisa não ter corrido muito bem. Estaremos atentos!

Com o iPhone X a ser um dos exemplos mais óbvios, ponho a mesma questão à Samsung. Pelo que temos visto dos leaks do S9/S9+, não há nada que o distinga claramente do S8. Mais performance, mais ajustes, mas nada de grandes mudanças.

Dito isto, sobra espaço para os demais fabricantes trazerem algo de novo, contribuir para a inovação do sector e claro afirmarem-se ainda mais como candidatos sérios à liderança do mercado. Entra aqui pois claro a Xiaomi!

Tem procurado os aliados certos e pode ser que aqui encontre muito a ganhar! Falo claro da parceria com a Google no sentido de trazer os seus modelos para outros mercados, expandindo-se para onde só conseguia entrar por força da globalização e da Internet. A Huawei inclui-se também neste barco sendo umas das marcas com melhor presença no mercado de gama média.

Mesmo que os smartphones não evoluam tanto em 2018, ainda podem ser melhorados...

Pondo tudo isto em questões concretas, penso que um dos desenvolvimentos que vamos ver este ano, será finalmente a introdução da impressão digital no ecrã. Veremos também mais e melhores especificações a chegar às gamas mais baixas de todas as marcas. Um dos exemplos disto será a inclusão dos Infinity Display nos Samsung Galaxy A.

Em suma, não consigo neste momento deslumbrar algo que seja potencialmente inovador no ano de 2018. Serão desta feita smartphones dobráveis? O que ganhamos exatamente com isso? Diz-me tu também o que achas em baixo nos comentários, mas na minha opinião será um ano um bocado mais calmo e fraco quando comparado a 2017.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi – Aqui estão 10 produtos que valem a pena comprar

Google Play Store – Aqui estão 8 jogos Android grátis temporariamente

Essential Phone recebe atualização contra Spectre e Meltdown

P.S: Um grande Obrigado! a todos vocês que votaram e que nos ajudaram a perceber o que de melhor se faz no mundo da tecnologia, mas também a dar às marcas o reconhecimento que lhes é devido pelo bom trabalho. Para além de divertido, é todo um processo de crítica construtiva. Mais uma vez obrigado a todos!