Deixa adivinhar: passas muito tempo com o telemóvel e, por vezes, isso faz com que o teu dia seja menos produtivo, já que estás sempre distraído. Se é esse o teu caso, então há algumas estratégias que, possivelmente não usas, e que podem fazer toda a diferença.
1. Define as notificações que queres receber
Efetivamente, uma coisa que, não raras vezes, causa grande distração é o constante “bombardeamento” de notificações num telemóvel. Por esse motivo, para que este não esteja sempre a dar sinal, pode ser boa ideia desativar algumas notificações.
Suponhamos que tens muitas apps instaladas no smartphone, uma boa prática pode ser escolher o estritamente necessário. Quem o aconselha é a própria HMD, criadora dos “Nokia”, que te sugere silenciar tudo o que é acessório.
O processo é bastante simples de fazer, pelo que, tal como explica a Google, só tens de completar algumas ações. São estas:
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Abrir a app “Definições” no teu telemóvel.
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Clicar em “Bem-estar digital e controlos parentais .
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Clicar em “Gerir Notificações”
Depois de o fazer, vais reparar que, ao dar scroll, tens um grande conjunto de aplicações com uma “barra azul”. No caso de considerares que a app em questão é desnecessária, mas não ao ponto de a apagar, podes desligar o botão e deixas de receber notificações.
2. Definir “lembretes”
Outro aspeto que podes experimentar, no sentido de te tornares mais produtivo, é definir lembretes. Estes ajudam-te a organizar melhor o teu tempo e podem melhorar o teu dia de duas maneiras: ao recordar o que deves não fazer e o que deves fazer.
Começando pelo que não deves fazer, tomemos como exemplo as redes sociais. Se passas muito tempo em apps como o Instagram ou o Youtube, é possível definir lembretes, ao fim de alguns minutos, que dizem que é hora de abandonar a app.
Por vezes, poderás nem dar conta do tempo a passar e, desta forma, consegues ser relembrado de que já excedeste o teu limite diário. Dando o exemplo do Instagram, apenas precisas de seguir alguns passos muito simples:
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Clicar nas “três barras horizontais” do canto superior direito do teu perfil
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Clicar em “Gestão de Tempo”
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Clicar em “Limite Diário”
Este tem opções para 15, 30, 45, 60 e 120 minutos. Ao selecionar uma destas opções, és notificado quando é hora de não continuar no Instagram. É também possível, na opção abaixo de “Limite Diário”, em “Modo de Descanso”, relembrar o período em que queres ver as notificações silenciadas.
Quanto à outra vertente dos “Lembretes”, neste caso sobre o que deves fazer, pode dar-te muito jeito o Calendário Google. Aqui, podes definir uma tarefa qualquer no mesmo. Suponhamos que tens uma reunião às 11h do dia X e, por sobrecarga, é possível que te esqueças.
Depois de abrir o Calendário, só precisas de fazer os seguintes passos:
1. Clicar no espaço de tempo onde a ação deve ser feita (dia e espaço horário)
2. Dar nome à tarefa e agendar a hora específica
Alguns minutos antes serás notificado de que há uma reunião, o que pode ajudar a melhorar o teu dia de trabalho. De qualquer forma, podes sempre definir a antecedência com que queres ser avisado, ao editar a tarefa em “Notificações”.