Há 11 aplicações que estão a enviar os teus dados ao Facebook!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Um relatório oriundo do Wall Street Journal detectou pelo menos 11 apps que não respeitam a privacidade do utilizador. Estas infames aplicações são encontradas no iOS. Contudo, existem versões no Android.

Nesse sentido, esta invasão de privacidade acontece independentemente do utilizador associar a sua conta de Facebook à aplicação. Talvez esse seja o detalhe mais preocupante.

Estas aplicações são, na sua maioria, controladores de exercício ou batimento cardíaco. Portanto visto que recolhem dados de saúde, ainda mais sensível é a informação enviada.

As apps estão a enviar os dados para o Facebook sem qualquer aviso prévio

Em primeiro lugar, os utilizadores não recebem qualquer indício que a aplicação partilha dados com o Facebook. Não há notificações nem qualquer opção para desativar a dita partilha. Normalmente, a partilha de dados com a rede social só acontece quando contas são integradas na aplicação.

Em segundo lugar, o Wall Street Journal divulgou 4 das apps nocivas no iOS. Contudo, por alguma razão recusou-se a revelar as restantes.

  • Instant Heart Rate: HR Monitor
  • Flo Health Inc.’s Flo Period & Ovulation Tracker
  • Real-estate app Realtor.com, owned by Move Inc.
  • Meditation app Breethe

Assim sendo e conforme mencionado, estas são aplicações de saúde. Existe ainda a menção da app de perda de peso BetterMe. Esta está disponível para iOS e Android e exibe exactamente o mesmo comportamento de partilha de dados não-autorizada.

O Facebook entretanto começou a responder à polémica. A rede social afirma que algumas apps enviam dados que o Facebook não precisa ou requisitou, o que viola as próprias políticas internas do site.

No entanto, alguns dos programadores das apps em questão responderam ao Wall Street Journal. Os mesmos concordaram em retirar as políticas de recolha de dados. Outros não responderam.

Em alguns casos, os dados eram enviados de imediato como com as apps de batimento cardíaco. Adicionalmente alguns dos dados eram anónimos mas outros facilmente associados aos utilizadores.

Em conclusão, estamos numa altura em que existe as empresas de tecnologia estão sobre bastante escrutínio sobre a privacidade. Este tipo de polémicas certamente não ajuda.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: Instala aqui a nova versão da aplicação (APK)

Google poderá apresentar uma consola própria no próximo mês

HBO Portugal – 3 séries que tens de ver o quanto antes

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.