Há poucos dias demos a conhecer a lista de smartphones Xiaomi que vão, com grande probabilidade, receber a próxima versão da interface da marca, a MIUI 15. Esta versão será baseada no sistema operativo Android 14 da Google, iteração revelada durante a Google I/O 2023.
Estamos agora perante o revés da moeda já que a fabricante chinesa acaba de atualizar a lista de smartphones que terminam o seu período de suporte oficial. Por outras palavras, os smartphones que chegam ao fim da sua vida útil e que, como tal, deixarão de receber mais atualizações oficiais da MIUI.
Fim de vida útil para vários modelos de smartphones Xiaomi
Importa frisar, em primeiro lugar, que estas são informações oficiais tendo em consideração que a marca atualizou a sua lista oficial com os dados e referências de cada modelo de telemóvel. A lista pode ser consultada por qualquer interessado e dificilmente admitirá recurso, ou retrocesso.
Em todo o caso, temos agora um total de 10 novos modelos de smartphones Redmi e POCO, entidades sob a alçada da Xiaomi. A sua inclusão na lista EOS (End of Support) significa que estes telemóveis não vão receber mais atualizações da MIUI, tampouco do sistema operativo Android.
Em seguida podem encontrar os modelos que deixarão efetivamente de receber novidades a partir do último dia 25 de junho.
Smartphones Redmi e POCO sem mais updates da MIUI
- Redmi 10X (China)
- Redmi 10X 4G (China)
- Redmi 10X Pro (China)
- Redmi Note 9 (Global)
- Redmi Note 9 (Europa)
- Redmi Note 9 (Índia)
- Redmi 9 (China)
- Redmi 9A (Global)
- Redmi K30i 5G (China)
- POCO F2 Pro (Global)
Tal como podemos observar, temos quatro modelos disponíveis na Europa (e no mercado global) que chegam assim aos seus últimos dias. Os equipamentos em questão têm mais de dois anos de mercado, pelo que não surpreende a sua inclusão na lista EoS da marca.
Em todo o caso, alguns destes modelos foram autênticos casos de sucesso de vendas como é o caso do Redmi Note 9 e até mesmo o POCO F2 Pro. Para estes terminais resta agora o caminho das ROM's personalizadas ou Custom ROM's que continuam a desenvolver novas funcionalidades.
Por fim, e em todo o caso, é possível que estes modelos recebam atualizações de segurança caso a Xiaomi o considere necessário. Em todo o caso, se têm um destes smartphones da marca, está na altura de pensar no seu substituto.
Editores 4gnews recomendam: