Na gestão de uma empresa, é sempre importante a forma como se gere o próprio talento “dentro de portas”. Por isso mesmo, a Onstrategy elaborou uma lista das 10 empresas com maior reputação de marca na empregabilidade.
A lista apurada pelo estudo em questão foi a seguinte:
-
Microsoft: 83,5 pontos
-
Nestlé: 81,8 pontos
-
Vodafone: 81,6 pontos
-
Delta: 81,1 pontos
-
Google: 77,9 pontos
-
Lego: 77,7 pontos
-
Disney: 76,3 pontos
-
L’Oreal: 75,2 pontos
-
Nespresso: 75,1 pontos
-
EDP: 74,9 pontos
A liderança da Microsoft
Como é possível verificar na lista acima, o topo da pirâmide é ocupado pela Microsoft. Importa destacar que a empresa fundada por Bill Gates “empurrou” a Nestlé para o 2º lugar, quando esta já chegou a ser primeira, em 2023.
Segundo a Forbes Portugal, não é de estranhar esta liderança por parte da Microsoft, até por causa do seu passado recente. Afinal de contas, a empresa tem sido, várias vezes, distinguida como um local onde as políticas de Recursos Humanos (RH) são bastante positivas.
Um dos aspetos que, não raras vezes, associamos à marca, é a possibilidade que muitos dos seus colaboradores têm em progredir na carreira. Como refere a mesma fonte, a aposta no talento da Microsoft também é comprovado através de programas de mentoria, projetos de requalificação ou outro tipo de planos de desenvolvimento.
Como foi feito o ranking?
É possível que, ao veres os números, te questiones: como se conseguiu chegar a estes valores? A resposta é bastante simples: com o feedback de mais de 50 000 cidadãos portugueses, que deram uma perspetiva completa sobre as empresas que escolheram.
Neste processo, foram destacadas 8 categorias: produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, remuneração, formação, desenvolvimento de carreira, responsabilidade social e governo, liderança.
Ao todo, foi elaborada uma lista de 150 empresas, sendo que, deste “top”, o último posto foi para o Mercadona, com 53,6 pontos. A lista foi divulgada esta segunda-feira, dia 26 de agosto.