Lenovo ZUK Z3 Max ZUK.com
Logótipo da marca

Os últimos meses apresentaram vários rumores opostos sobre o destino da ZUK. A sub-marca da Lenovo estaria para encerrar até que surgiram alguns rumores sobre o smartphone de gama alta, o esperado Z3 que daria continuidade à marca. Agora, já nem podemos entrar no site ZUK.com.

Vê ainda: Wareztuga está mesmo de volta!? Mais ou menos…

Hoje, apesar de a Lenovo não se ter pronunciado oficialmente sobre tal situação, as suas ações parecem indicar que a ZUK irá mesmo fechar. A sua sub-marca perdeu agora os seus fóruns oficiais, bem como o site ZUK.com. Desde o início de 2017 que o comportamento da casa-mãe parece indicar o fim eminente da ZUK.

   

ZUK.com e fóruns da marca já encerraram

Temos agora conhecimento, graças ao blog gizmochina de que o endereço ZUK.com já não se encontra disponível. Algo que se verifica. Mais ainda, os fóruns oficiais da marca também terão sido encerrados pondo um fim ao principal local de reunião da comunidade de utilizadores. Agora, o fórum redirecciona o utilizador para o endereço club.lenovo.com.cn onde temos as informações gerais da Lenovo.

Acrescentando isto ao facto de que este ano não tivemos novos smartphones da marca, não passando o tão esperado Z3 de um alinhar de rumores, sem fugas de informação credíveis para o sustentar, somos confrontados com o triste facto de que a ZUK estará mesmo prestes a ser encerrada definitivamente.

Fim da linha para a ZUK

Recentemente o novo Motorola Moto Z2 Play também já foi apresentado para o mercado chinês onde adaptará a UI (interface gráfica) da marca. Este será o passaporte de entrada da Motorola na China e desta forma, a Lenovo já não precisará desta sub-marca.

Perante este quadro creio que se tornou evidente o fim desta marca criada em 2015. Os seus equipamentos chegaram a reunir um bom número de fãs, sobretudo no Brasil. Fica para a memória o smartphone Z2, deixará saudades.

A Lenovo provou ser capaz de mudar ou mesmo inverter as suas estratégias quando estas não estão a surtir os frutos desejados. Agora que a Motorola tem praticamente independência total, a segunda sub-marca ter-se-á tornado irrelevante.

Perante a necessidade de aplicar bem os seus esforços, tempo e capitais, não admira que a Lenovo tenha dado prevalência à Motorola, uma marca que praticamente domina o mercado de smartphones no Brasil.

Está na hora de nos despedirmos, até sempre ZUK.

 

Outros temas relevantes:

Nokia 2: algumas das suas especificações foram agora confirmadas

Android O – Esta é a última oportunidade de testar o Android O da Google

Nokia 8 – O melhor smartphone Android da Nokia já tem data de anúncio!

ViaZUK.com
Fontegizmochina
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).