As maiores inovações a chegar ao mercado mobile chegam-nos da China. Tendência que se tem vindo a acentuar nos últimos anos com a crescente popularidade de fabricantes como a Huawei (outrora), Xiaomi, OnePlus, OPPO, Realme e também a ZTE.
Esta último foi, a par da Huawei, visada pelas sanções impostas pelos Estados Unidos da América, mas conseguiu negociar com a administração de Washington e libertar-se das mesmas. Agora, a marca chinesa mostra-nos o seu inovador ZTE Azon 30 5G.
O smartphone ZTE será apresentado a 27 de julho
O smartphone será apresentado dentro de poucos dias, no entanto, já temos uma perfeita noção dos seus principais atributos graças às diversas fugas de informação.
O terminal já foi certificado pela agência chinesa TENAA, o órgão regulatório e agora temos novos vídeos hands-on onde podemos ver o seu aspeto e, sobretudo, a câmara já embutida no ecrã.
Recordamos que esta foi a mesma marca que criou o primeiro smartphone comercialmente disponível com a câmara fotográfica frontal embutida no ecrã, o ZTE Axon 20.
É certo que a primeira geração tinha várias imperfeições e as imagens captadas pela câmara frontal eram fracas, mas a tecnologia evoluiu desde então e a ZTE mostra-se agora mais confiante com o ZTE Axon 30 5G.
Vídeo hands-on mostra-nos o novo smartphone ZTE Axon 5G
Acima vemos a segunda geração desta tecnologia já presente no ZTE Axon 30 5G. O vídeo é curto, mas mostra-nos o design geral do produto, alguns dos seus menus e software, bem como a plena integração da câmara frontal oculta sob o ecrã.
O design é o ponto fulcral com um ecrã pleno, sem notch, sem câmara a perfurar o ecrã, nada. Temos um display pleno a ocupar a maioria do painel frontal e, pelos exemplos demonstrados no vídeo, a qualidade das imagens é agora utilizável.
Neste primeiro vídeo podemos assim ver tanto a parte frontal do smartphone, em bastante detalhe, bem como a sua traseira.
É notória a melhoria de qualidade face à primeira geração deste tipo de câmaras, sendo agora completamente invisível e proporcionando melhores resultados na captação de imagem
Não vemos, contudo, exemplos de vídeo gravado com esta câmara.
A câmara fotográfica frontal totalmente oculta sob o ecrã do smartphone
O segundo vídeo debruça-se sobretudo nas capacidades fotográficas do smartphone. Este telefone terá o processador Snapdragon 870 da Qualcomm, uma versão revista e melhorada do topo de gama do ano passado, o Snapdragon 865.
Terá também 256 GB de armazenamento interno, além de 12 GB de memória RAM. Por outro lado, o seu ecrã terá uma resolução Full-HD+ de 2,460 x 1,080 pixeis com margens muito reduzidas e simétricas.
Na traseira temos a câmara principal, com um sensor primário de 64 MP. Não temos informações relativamente aos sensores usados nas demais câmaras auxiliares, aparentando o telefone ter uma câmara principal quádrupla.
Ainda de acordo com as fugas de informação o smartphone ZTE Axon 30 5G terá o sistema operativo Android 11 com a interface própria da marca, a MyOS 11. A sua espessura deve ficar-se pelos 7,8 mm com um grande destaque dado às câmaras traseiras.
Por fim, contamos também com a expansão virtual de memória RAM que pode aumentar até 20 GB a quantidade de memória disponível para agilizar as tarefas. Aguardamos agora pela sua apresentação a 27 de julho (terça-feira).
Poderá a ZTE ditar a próxima tendência para o mercado de smartphones com a câmara frontal embutida no ecrã?
Editores 4gnews recomendam:
- MIUI 13 contará com esta função popular para smartphones Xiaomi
- HiPad Pro: o tablet Chuwi de 280 € que faz frente aos Apple iPad Pro
- 29 jogos e apps bons demais para serem grátis na Google Play Store