ZTE Axon M - Este é o smartphone Android que conta com dois ecrãs

Carlos Oliveira
ZTE Axon M smartphone Android
Este é o novo ZTE Axon M

O ZTE Axon M já foi tema de notícia um pouco por todo o mundo mesmo antes da sua apresentação oficial pelo facto de este poder ser o primeiro smartphone Android dobrável a chegar ao mercado. Isto era aquilo que os rumores deixavam antever e todos aguardamos há imenso tempo pelo lançamento de um equipamento do género.

Pois bem, os rumores acabaram finalmente e eis que o novo ZTE Axon M já é oficial. Porém, este smartphone Android não é bem aquilo que se equacionava. Na realidade o novo Axon M não é um equipamento dobrável mas sim um que conta com dois ecrãs separados.

Vê ainda: HMD estará a preparar novo Nokia de gama alta mas não para Portugal

Quando pensamos num smartphone dobrável, todos idealizamos um equipamento com um único ecrã mas com a capacidade de se dobrar a meio. Ou seja, um ecrã flexível capaz de se dividir em dois e voltar ao seu estado normal como se nada se tivesse passado.

Eis que chega o novo ZTE Axon M com dois ecrãs

Pois bem, este ZTE Axon M não é nada disso. O mesmo conta com dois ecrãs separados mas que, através de uma dobradiça entre ambos, se pode transformar em algo semelhante a um tablet. Este smartphone conta com dois ecrãs de 5.2 polegadas, com resolução Full-HD, mas quando juntos adquire uma dimensão diagonal de 6.75 polegadas.

Ambos os ecrã são revestidos por vidro Gorilla Glass 5, o que os tornam mais resistentes a riscos. Todavia, tem em consideração que quando "fechado" terás sempre os ecrãs virados para fora. Portanto, este equipamento requer uma dose extra de cuidado sob pena de riscares os seus ecrã com grande facilidade.

Este irreverente smartphone chega ao mercado com o Android 7.0 Nougat

Uma das principais características deste equipamento dá pelo nome de Dual Mode e permitir-te-á realizar diferentes tarefas em simultâneo em ambos os ecrãs. O mesmo facultará também a possibilidade de veres, por exemplo, dois vídeos diferentes do Youtube em simultâneo, um em cada um dos ecrãs do smartphone.

Existirá ainda a possibilidade de replicares no ecrã secundário aquilo que estás a fazer no principal, algo muito útil quando estás a correr jogo multiplayer offline. Mas poderás "juntar" ambos os ecrãs e usares a mesma aplicação na total dimensão das 6.75 polegadas deste Axon M.

Para conseguir este feito, a ZTE não necessitou de recorrer a nenhum software específico para tal. O mesmo fará uso da funcionalidade de ecrã dividido do próprio Android para teres duas aplicações a correr em simultâneo em ambos os ecrãs. Quando tens a mesma aplicação estendida para ambos os ecrãs, a mesma fará uso do modo tablet de qualquer aplicação Android.

Isto fará com que não seja necessário aos programadores desenvolver aplicações especialmente pensadas para este tipo de equipamento. A empresa chinesa garante ainda que o top-100 de aplicações para Android funcionarão neste equipamento.

Sendo este um smartphone, importa também falar das suas especificações. Assim sendo, o mesmo conta com um processador Qualcomm Snapdragon 821, 4GB de RAM, 64GB de memória interna e ainda uma câmara de 20MP.

A sua bateria é de 3180mAh o que, segundo a marca, será o suficiente para um dia de utilização. Em termos de software, o mesmo virá desde o primeiro dia com o Android 7.0 Nougat.

Este ZTE Axon M será inicialmente comercializado nos EUA, como exclusivo da operadora AT&T, mas com a promessa de chegar também à Europa algures no próximo mês. O seu preço de venda fixar-se-á nos $725.

Outros assuntos relevantes:

Motorola – Prepara-te para os Moto G6, Moto G6 Plus e Moto G6 Play

Huawei Mate 10 Lite é oficializado com ecrã 18:9 e quatro câmaras

Microsoft: as 10 melhores novidades da Fall Creators Update para o Windows 10

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.