ZTE Axon 30 5G é oficial! Este é o smartphone que quer mudar o mercado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Sem fugir à sua palavra, a chinesa ZTE apresentou hoje o Axon 30 5G. Este smartphone assume uma importância ímpar no mercado pela sua câmara frontal embutida no ecrã, agora com uma tecnologia melhorada.

O ZTE Axon 30 5G traz-nos a segunda geração das câmaras embutidas no ecrã. Recordo que a ZTE foi precisamente a primeira a lançar esta tecnologia para o mercado - em 2020 -, mas os resultados não impressionaram.

ZTE Axon 30 5G traz uma nova câmara embutida no ecrã

Não há como fugir. A câmara frontal do ZTE Axon 30 5G é o seu principal atributo e aquele que irá cativar ou afugentar eventuais compradores deste novo smartphone Android.

O esforço da ZTE para melhorar esta tecnologia é comprovado pela total remodelação do painel que se posiciona por cima do sensor. Composto por sete camadas de materiais de elevada transparência, o intuito é fazer com que mais detalhe chegue ao sensor.

Estes esforços não significam uma redução da quantidade de pixels por cima da câmara frontal do smartphone, muito pelo contrário. A ZTE dobrou essa quantidade, transitando de uma densidade de 200ppi, na primeira geração, para 400ppi no Axon 30 5G.

Relativamente ao sensor, este possui uma resolução de 16MP. Possui uma tecnologia de junção de pixels de 4 em 1, permitindo-lhe capturar imagens com pixels equivalentes a 2.24um.

Snapdragon 870 comanda as operações deste smartphone

Outra das grandes novidades é o processador escolhido para o ZTE Axon 30 5G. Após o seu antecessor ter-se ficado por um SoC de gama média, o novo modelo vem equipado com um processador topo de gama, embora não seja mais poderoso do mercado.

A apoiar o Snapdragon 870 estarão 6GB ou 12GB de RAM, dependendo da configuração que escolheres. Para armazenar os teus dados terás 128GB ou 256GB de memória interna UFS 3.1.

Devemos notar que o ecrã do ZTE Axon 30 5G é um AMOLED de 6,92" polegadas com uma resolução Full-HD+. Trata-se de um painel 10-bit com uma taxa de atualização de 120Hz.

Na traseira do ZTE Axon 30 5G encontra-se uma câmara tripla. Esta é composta por uma lente principal de 64MP, apoiada por uma grande angular de 8MP e uma macro de 5MP. A sua bateria é de 4200mAh, com carregamento rápido a 55W.

Preço e disponibilidade

O ZTE Axon 30 5G foi hoje revelado na China, portanto, as informações de que dispomos referem-se aos valores praticados nesse mercado. A saber:

  • ZTE Axon 30 5G (6GB / 128GB) - 286 €
  • ZTE Axon 30 5G (12GB / 256GB) - 402 €

As vendas na China começarão no próximo dia 3 de agosto. A ZTE já confirmou que o Axon 30 5G será vendido globalmente, porém, não temos dados sobre o seu lançamento, nem os valores associados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 12: alegada imagem real revela câmara impressionante
  • Samsung Galaxy S21 FE deve ser apresentado mais cedo que o previsto
  • Android 13: este é o nome de sobremesa do futuro sistema operativo
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.