ZTE Axon 20 5G: vê a primeira selfie tirada com uma câmara embutida no ecrã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de vários anos de espera, o primeiro smartphone com câmara frontal embutida no ecrã está prestes a chegar. O ZTE Axon 20 5G será pioneiro nesta tecnologia e a sua revelação oficial acontecerá a 1 de setembro.

Para aguçar a curiosidade do mercado e dos entusiastas, a empresa chinesa disponibilizou a primeira fotografia tirada com a sua revolucionária câmara. E sinceramente os resultados estão bastante bons.

Vemos uma imagem com bastante detalhe e que parece ter sido tirada por uma câmara convencional. Não vemos nenhum embaciamento da imagem ou reflexo fora do comum, sendo essas algumas das principais preocupações quando se começou a desenvolver esta tecnologia.

Como funciona a câmara frontal no ecrã do ZTE Axon 20 5G

Como já várias vezes mencionamos, colocar a câmara frontal no ecrã do smartphone tem os seus desafios. Os principais têm que ver com evitar reflexos indesejados e imagens embaciadas em resultado do ecrã que ficará por cima do sensor.

Além da partilha da primeira imagem gerada por essa câmara, a ZTE explicou a engenharia por trás daquilo que vemos. Para que fossa alcançado este resultado, a empresa teve de colocar no ecrã do Axon 20 5G uma camada especial anti-refletora para maximizar a sua transparência.

Para ser mais concreto, o ecrã do ZTE Axon 20 5G é composto por sete camadas. Entre elas temos o vidro protetor, uma camada polarizante, o touch, vidro de encapsulamento, o painel OLED e outros componentes que garantem ao ecrã um desempenho suave e que são usados em todos os smartphones da atualidade.

As principais camadas foram revestidas com um material altamente condutivo, transmissivo e transparente. Tudo com o intuito de suprimir qualquer difração ótica que pudesse alterar a cor ou a profundidade da imagem.

Especificações esperadas do ZTE Axon 20 5G

  • Ecrã de 6.9 polegadas OLED
  • Processador Qualcomm Snapdragon 765G
  • 12GB de RAM
  • 256GB de armazenamento interno
  • Câmara traseira: sensor principal de 64 MP + 8 MP + 2 MP + 2 MP
  • Bateria de 4120 mAh
  • Android 10

O ZTE Axon 20 5G seria apenas mais um gama média não fosse a sua câmara embutida no ecrã. Ainda assim, quem comprar este modelo terá ao seu dispor um conjunto de especificações que lhe garantirá uma experiência sem grandes problemas.

Problema poderá ser a compra deste equipamento. Ainda não é certo se ele virá a ser vendido fora da China. Além disso, especula-se que o ZTE Axon 20 5G venha a ser produzido num número limitado de unidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este smartphone vai revolucionar o gaming mobile. O vídeo é a prova
  • Xiaomi lança desafio sobre o próximo smartphone da Poco
  • OnePlus: novo smartphone custará menos de €200! Estas são as especificações
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.