Zoom vai oferecer mais segurança aos seus utilizadores, mas com um senão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma Zoom tornou-se bastante popular nos últimos meses. Devido à pandemia e ao confinamento das pessoas, o Zoom viu crescer exponencialmente o número de utilizadores ativos, mas isso acabou por revelar vários problemas de segurança.

Depois de todas as críticas que surgiram nas últimas semanas, eis que o Zoom irá finalmente adicionar encriptação de ponta-a-ponta à sua plataforma. Algo potenciado pela recente compra da empresa Keybase, especialistas no desenvolvimento de troca de mensagens seguras e criptografia.

Quando falamos em encriptação de ponta-a-ponta, isso significa que a informação trocada entre utilizadores está totalmente encriptada. Mesmo que algum hacker consiga intercetar a correspondência, ele não será capaz de decifrar aquilo que está a ser enviado.

Com esta adição, o Zoom quer oferecer aos seus mais de 300 milhões de utilizadores ativos uma alternativa tão ou mais segura que as suas concorrentes. Tudo sem nunca esquecer a simplicidade e qualidade do serviço que prestam desde a sua criação.

Encriptação de ponta-a-ponta disponível apenas aos utilizadores pagos do Zoom

Eis o grande senão da notícia dada pelo Zoom. Se quiseres manter toda a tua correspondência na plataforma totalmente encriptada, terás de optar pela modalidade paga.

Esta medida irá certamente desiludir muitos dos seus mais recentes utilizadores. Importa notar que muito do crescimento que o Zoom obteve deveu-se à simplicidade do serviço e, naturalmente, à sua gratuitidade.

Adicionalmente, a empresa irá barrar a encriptação aos que usem o Zoom no seu smartphone, às Zoom Rooms e ainda às gravações na cloud. Perante tantas restrições, parece mais fácil interrogamo-nos, afinal, em que moldes poderemos usufruir de uma maior segurança nas nossas videochamadas.

Zoom promete não fornecer informações dos utilizadores nem às autoridades judiciais

Não fornecer os dados dos seus utilizadores nem para propósitos legais é um dos compromissos que o Zoom faz no contexto deste anúncio. Com isso, a plataforma quer convencer os seus utilizadores que as suas informações são privadas, em qualquer situação.

No entanto, esta pode ser uma promessa complicada de manter por parto do Zoom. Não tenho formação jurídica, portanto, não posso avaliar até que ponto será possível à empresa manter esta promessa. Teremos de esperar para ver se a conseguirá manter ou não,

Quando estará disponível?

Ainda não temos indicações de quando é que encriptação de ponta-a-ponta estará disponível para os utilizadores. O Zoom adianta que irá disponibilizar mais detalhes sobre o assunto no dia 22 de maio, mas sem nunca adiantar quando será lançada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Duo recebeu nova funcionalidade que vais adorar! E mais surpresas estão a caminho
  • Microsoft Teams vai ameaçar o Zoom e Google Meet com a nova atualização!
  • Twitch Roulette coloca-te como espectador nas Streams que ninguém está a ver
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.