Zoom com novas funcionalidades e tradução em tempo real

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Na sua conferência anual Zoomtopia, a empresa da plataforma de colaboração revelou várias novas funcionalidades para as videoconferências Zoom. As novidades incluem tradução e transcrição em tempo real, novas funcionalidade no Whiteboard e integração com o Horizon Workrooms do Facebook.

No que diz respeito à transcrição, a empresa avança que planeia fornecer transcrição, em tempo real, de até 30 idiomas até ao fim do próximo ano. Já os serviços de tradução vão oferecer de até 12 idiomas igualmente até ao final de 2022. Para já, a empresa não adiantou quais os idiomas que conseguirá ter disponíveis, nem uma data específica para tal acontecer.

Mais funcionalidades no Whiteboard

Também o Whiteboard da plataforma de videoconferências foi alvo de melhorias. Até ao fim deste ano, a Zoom conta lançar uma versão beta que permite aos utilizadores adicionar notas, desenhos e comentários aos seus whiteboards sempre que quiserem, ou seja, durante a reunião online ou em offline. Por ouras palavras, os whiteboards criados durante as reuniões online estarão também disponíveis em modo offline.

A integração da Zoom Meetings e do Horizon Workrooms do Facebook está prevista para o primeiro semestre do próximo ano e permitirá aos utilizadores uma melhor colaboração em realidade virtual.

Tal é possível criando um quadro branco no painel do Zoom Whiteboard e utilizando o controlo remoto Oculus para escrever numa secretária ou paredes físicas ou alterar ferramentas desse mesmo quadro branco.

Outras funcionalidades na nova atualização

Mas a empresa não se ficou por aqui e anunciou mais novidades. Já a partir deste mês, vários participantes nas reuniões podem controlar os slides mostrados, através de uma configuração semelhante a um controlo remoto.

Nos próximos meses está também prevista a disponibilização da visualização Huddle que permite a representação visual de um canal. Tal proporciona às "equipas uma sensação de união enquanto conversam e colaboram", avança a Zoom no seu blog.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft Teams: atualização pode resolver problema de ativar microfone
  • Regresso às aulas traz uma grande novidade para o Zoom
  • Google Gmail lança novidade que promete revolucionar a app
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt