Youtuber altera Tesla com um motor a diesel e faz quilometragem inacreditável

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla é uma das marcas mais fortes do mercado de carros elétricos. Mas o que aconteceria se alguém decidisse colocar um motor a diesel num modelo da marca? Foi o que YouTuber Matt Mikka fez na tentativa de viajar por muitos mais quilómetros sem ter que carregar a bateria do seu carro elétrico. E ele conseguiu.

Motor a diesel foi utilizado para recarregar a bateria elétrica

Farto de ter que parar para carregar o seu Tesla Model S, o dono do canal do YouTube Warped Perception decidiu modificar o veículo com a adição de um motor a diesel. Mas o motor não iria substituir a bateria elétrica como nova forma de combustível, mas sim carregá-la.

Sim, o YouTuber Matt Mikka criou um Tesla capaz de auto carregar-se, digamos assim. Conforme reportou a página SuperCarBlondie, a equipa de Mikka colocou um motor a diesel de 3.0L na frente do carro, permitindo que ele servisse como gerador de eletricidade para a bateria do Tesla. Após uma tentativa anterior, o YouTuber concluiu que o aumento do fluxo de ar na frente ajudaria o radiador de resfriamento do motor a funcionar melhor.

E deu certo! Mikka conseguiu viajar por mais de 5 600 km sem precisar recarregar o carro da maneira convencional. Para resolver possíveis barulhos e vibrações do motor, a equipa do YouTuber utilizou um engenhoso sistema de escape de 3 câmaras.

Isso não quer dizer que a viagem não teve seus percalços

motor de combustão num tesla
YouTuber Matt Mikka instala motor de combustão num Tesla (Imagem: captura de ecrã / Warped Perception)

Apesar do sucesso, em termos de distância que Mikka obteve com o carro com um gerador de combustão interna, fazer uma viagem dessa distância também trouxe desafios. O condutor precisou enfrentar problemas que não teria com um carro exclusivamente elétrico, como filtros de combustível entupidos e até vazamentos de óleo.

Apesar da infinidade de problemas que a própria estrada impôs ao veículo, como pedaços de cascalho a perfurar as mangueiras de resfriamento, a experiência foi considerada bem-sucedida no seu propósito principal e evitou o uso de carregadores de veículos elétricos durante toda a viagem.

A experiência vai contra o ideal da Tesla de não ser um "devorador de gasolina", mas a criatividade e o sucesso do processo merecem o seu crédito.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.