O YouTube começou a apresentar algumas alterações na sua página principal na Web, introduzindo as publicações do estilo "rede social". Esta funcionalidade já foi introduzida há alguns anos, no entanto, nunca chegou a ganhar grande destaque.
O crescimento destas 'publicações de comunidade' tem sido lento, mas estável. Depois de demorar mais de 12 meses a ficar disponível para todos os criadores de conteúdos, começou aos poucos a ser introduzida na aplicação móvel do YouTube.
Agora, foi a vez da sua versão Web conceder destaque a este tipo de publicações. Muitos utilizadores já demonstraram o seu descontentamento sobre a posição ocupada por esta nova secção. O que não é de estranhar, uma vez que foi colocada no topo da página, como destaque principal.
YouTube para a Web passa a dar grande destaque a publicações do estilo 'rede social'
Ainda que possa ser interessante para alguns utilizadores, normalmente não vamos ao YouTube para vermos publicações ao estilo do Facebook ou Twitter. Queremos ver vídeos, e ficar a saber quais foram os vídeos mais recentes publicados pelos 'YouTubers' que seguimos.
Integrada numa nova secção "Latest YouTube Posts" no topo da página principal, cada publicação tem direito ao seu próprio bloco, onde estão presentes os botões de like, dislike e comentários.
Tal como referido pela Rita El Khoury do Android Police, esta não parece ser a melhor decisão por parte da empresa. Entre todas as opções disponíveis, colocar estas publicações no topo da página principal vai certamente deixar muitos utilizadores frustrados. Seria muito mais sensato criar uma aba, mantendo o fácil acesso para quem está realmente interessado em consultar estas publicações.
Por fim, é possível que o YouTube acabe por mudar o posicionamento desta nova secção. Mas, é também possível que acabe por não receber tanto feedback negativo, uma vez que quem consulta o YouTube na web já vai normalmente à procura de um vídeo ou canal específico.
Editores 4gnews recomendam: