YouTube volta a receber função útil no iOS 14.5 da Apple

Rui Bacelar
Comentar

Os utilizadores de iPhone que acedam ao website do YouTube podem, novamente, usufruir do modo Picture-in-Picture (PiP) na mais recente versão Beta do iOS 14.5. Nesta versão de testes a Apple decidiu repor esta função de acessibilidade na página Web.

Segundo o testemunho de vários utilizadores o modo PiP do YouTube funciona não só através do Safari, mas também através de outros navegadores como o Google Chrome e o Firefox. Este recurso poderá chegar até à versão estável do iOS 14.5, para o público.

O YouTube recuperar o modo PiP no iOS 14.5 para iPhone

YouTube iOS 14.5 Apple iPhone
Ilustração representante do modo PiP no YouTube. Crédito: macrumors

Para tirar proveito do modo PiP do YouTube, após abrir um vídeo através do website, o utilizador deve ativar o modo de ecrã completo / cheio e, em seguida, tocar no ícone que sinaliza a função picture-in-picture.

Isto criará uma janela flutuante em que o vídeo continua a ser reproduzido, sendo apresentada por cima do demais conteúdo apresentado na interface do telefone Apple. Desse modo, podemos executar outras ações no iPhone enquanto vemos um vídeo.

A partir daqui podemos efetivamente minimizar o browser e utilizar outras aplicações e serviços do iPhone sem interromper a reprodução do conteúdo. Note-se que isto também se aplica a outros websites que apresentem vídeos nas respetivas páginas.

Função introduzida com o iOS 14 e posteriormente removida pela Apple

In the latest iOS 14.5 beta, Picture in Picture mode is working again on YouTube’s website, in not just Safari, but in every browser I have on my iPhone. ¯\_(ツ)_/¯ pic.twitter.com/pP8cRsO3xU

— Tim Hardwick (@waxeditorial) 10 de fevereiro de 2021

Acima vemos esta mesma função em utilização no iOS 14.5 - versão Beta. O utilizador acede ao website do YouTube, abre um víde e dá início à sua reprodução em ecrã completo, ativando logo de seguida o modo PiP enquanto continua a usar o iPhone.

Relembramos que a Apple introduziu este recurso em setembro último com o iOS 14, entretanto, viria a remover a função sem apresentar justificação para tal. Agora, com a mais recente versão do iOS a funcionalidade está de volta.

Não são conhecidos os motivos para tal alteração, mas certo é que volta a estar disponível para os utilizadores de iPhone. Agora, resta saber se chegará até à versão final, disponível para o grande público.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.