YouTube volta a receber função útil no iOS 14.5 da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os utilizadores de iPhone que acedam ao website do YouTube podem, novamente, usufruir do modo Picture-in-Picture (PiP) na mais recente versão Beta do iOS 14.5. Nesta versão de testes a Apple decidiu repor esta função de acessibilidade na página Web.

Segundo o testemunho de vários utilizadores o modo PiP do YouTube funciona não só através do Safari, mas também através de outros navegadores como o Google Chrome e o Firefox. Este recurso poderá chegar até à versão estável do iOS 14.5, para o público.

O YouTube recuperar o modo PiP no iOS 14.5 para iPhone

Para tirar proveito do modo PiP do YouTube, após abrir um vídeo através do website, o utilizador deve ativar o modo de ecrã completo / cheio e, em seguida, tocar no ícone que sinaliza a função picture-in-picture.

Isto criará uma janela flutuante em que o vídeo continua a ser reproduzido, sendo apresentada por cima do demais conteúdo apresentado na interface do telefone Apple. Desse modo, podemos executar outras ações no iPhone enquanto vemos um vídeo.

A partir daqui podemos efetivamente minimizar o browser e utilizar outras aplicações e serviços do iPhone sem interromper a reprodução do conteúdo. Note-se que isto também se aplica a outros websites que apresentem vídeos nas respetivas páginas.

Função introduzida com o iOS 14 e posteriormente removida pela Apple

Acima vemos esta mesma função em utilização no iOS 14.5 - versão Beta. O utilizador acede ao website do YouTube, abre um víde e dá início à sua reprodução em ecrã completo, ativando logo de seguida o modo PiP enquanto continua a usar o iPhone.

Relembramos que a Apple introduziu este recurso em setembro último com o iOS 14, entretanto, viria a remover a função sem apresentar justificação para tal. Agora, com a mais recente versão do iOS a funcionalidade está de volta.

Não são conhecidos os motivos para tal alteração, mas certo é que volta a estar disponível para os utilizadores de iPhone. Agora, resta saber se chegará até à versão final, disponível para o grande público.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Maps segue a Waze com relato de acidentes e radares no iOS 14.5
  • Apple Glass: óculos de Realidade Aumentada terão ecrãs micro OLED
  • Quão antigo é o teu PC? Podes estar prestes a ficar sem Google Chrome!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.