Youtube vai deixar de mostrar subscritores exatos a partir de setembro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Youtube vai passar a abreviar a contagem pública de subscritores dos canais a partir de setembro. Os criadores continuarão a poder ver a sua contagem exata de forma privada, mas esta será mostrada de forma abreviada para quem os segue.

O objetivo é retirar pressão dos criadores de conteúdo. Imaginemos que um canal tem 1,234,567 subscritores. Os seguidores verão na contagem 1.23M. Esta é uma mudança anunciada em maio, e que o Youtube revela agora que terá efeito a partir da próxima semana.

Criadores poderão ver o número real de subscritores de forma privada

O Youtube afirma que espera que esta ação “ajude todos os criadores a focarem-se em contar a história, e a terem menos pressão com os números”. No entanto, os criadores podem continuar a ver os números reais através do Youtube Studio ou do Youtube Analytics, pelo que se houver obsessão, esta medida não muda nada.

Um ponto interessante notado pelo Android Police, é que esta medida torna uma nova subscrição mais impessoal. Um fã do canal, ao subscrever, não vai vislumbrar qualquer mudança na contagem.

De ressalvar que a medida apenas terá efeito em canais com mais de 1000 subscritores. Em abril, também o Instagram testou uma medida semelhante, escondendo o número de “gostos” nas publicações em alguns países.

Plataformas de medição como o Social Blade não se mostraram muito a favor da medida. No entanto, será feita uma atualização neste site de forma de forma a haver uma adaptação às novas contagens.

Editores 4gnews recomendam:

  • YouTube Kids vai em breve dar o salto dos smartphones para os computadores
  • Youtube vai acabar com as mensagens diretas a partir de setembro
  • Instagram começa a esconder os "likes" das fotos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.