YouTube tomou uma medida nos vídeos que ninguém estava à espera!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O YouTube decidiu deixar de classificar os vídeos com 720p como HD. Ou seja, na nova caracterização dos vídeos na plataforma, quem fizer upload de um vídeo a 720p (que é HD) o YouTube deixa de o classificar como tal.

Não me entendas mal, o vídeo contará à mesma com 720p de resolução, porém, a definição de "HD" já não é exposta. Em vez disso, só os vídeos de 1080p para cima é que serão classificados como HD.

YouTube quer mudar o mundo com esta opinião

Com a tecnologia a avançar e cada vez mais câmaras e ecrãs a gravar em 4K (mesmo em 8K), o YouTube parece acreditar que o 720p deve ser esquecido pelos seus criadores de conteúdo.

Ainda que existam muitos ecrãs com esta definição, todos os vídeos que estavam nesse formato, deixarão de contar com a informação de "HD" no local onde defines a qualidade de imagem.

Isto pode influenciar os criadores de conteúdo

Não é segredo que o YouTube cria algoritmos que os criadores de conteúdo se estão sempre a queixar. Pois bem, este pode ser um deles. É de esperar que o YouTube deixe de recomendar tantos vídeos que são classificados como "standard" em vez de HD. Assim sendo, todos os canais que ainda recorriam ao 720p por alguma razão em concreto, poderão vir a ser afetados.

Atenção que o YouTube não referiu nada disso oficialmente, porém, dado o histórico da plataforma com os seus algoritmos manhosos, é perfeitamente plausível que tal venha a acontecer.

Em suma, se és um daqueles que ainda filma em 720p, está na hora de pensares em melhorar a definição do teu vídeo. Isto para que tenham uma longevidade maior. Se possível, o 4K é a definição que deves considerar.

Editores 4gnews recomendam:

  • O melhor gadget da Xiaomi não é um smartphone! E custa apenas 29€! (opinião)
  • WhatsApp: a melhor funcionalidade está mesmo a chegar! E vais adorar!
  • Elon Musk revela quanto Bitcoin tem! E não vais acreditar!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.