Há pouco dias levantou-se uma nova polémica no Youtube, em especial com aqueles que usam os bloqueadores de anúncios. Tal como reportado por vários utilizadores, os vídeos estavam a saltar para o fim, o que impedia a visualização desse conteúdo.
Ora, face aos crescentes relatos, os responsáveis pelo Youtube decidiram prestar esclarecimentos à publicação 9to5 Google. Segundo estes, tal comportamento nada tem que ver com medidas para punir quem usa bloqueadores de anúncios.
Youtube justifica salto nos vídeos com efeitos secundários de novas medidas
De acordo com a plataforma, isto resulta de "um esforço não relacionado para melhorar o desempenho e a fiabilidade do YouTube que pode estar a resultar em experiências de visualização abaixo do ideal para utilizadores de bloqueadores de anúncios."
Por outras palavras, o Youtube afirma que isto não está diretamente relacionado com medidas para combater os bloqueadores de anúncios. Ao invés, são efeitos secundários de algumas mudanças realizadas na plataforma para melhorar a experiência dos utilizadores.
Como seria de esperar, os utilizadores acolhem estas explicações com ceticismo. É sabido que o Youtube está em guerra acesa com os bloqueadores de anúncios e o facto destes saltos surgirem maioritariamente aos utilizadores que usam estas ferramentas não são ideias para a causa da plataforma.
Ainda assim, existem alguns casos em que utilizadores sem bloqueadores de anúncios também dão conta deste problema. Ou seja, temos de dar o benefício da dúvida aos responsáveis pelo Youtube.
Afinal, o que está a acontecer com os vídeos no Youtube?
Para quem não está dentro do assunto, esta semana fomos confrontados com um comportamento estranho no Youtube. Vários relatos davam conta de que os vídeos saltavam imediatamente para o fim, sendo impossível visualizar o seu conteúdo.
Tal como se pode ver aqui, isto acontece porque o utilizador tem um bloqueador de anúncios. Mas se este for desativado, o vídeo é reproduzido normalmente.
Rapidamente formaram-se teorias de que isto seria mais uma medida de combate aos bloqueadores de anúncios no Youtube. Agora, contudo, a empresa refuta tais acusações.