YouTube quer que te portes bem nos comentários

Abílio Rodrigues
Comentar

O YouTube pretende dar mais um passo na direção da criação de um ambiente menos tóxico na secção de comentários dos seus vídeos.

A companhia anunciou hoje, através dos seus fóruns, que passará a incluir na sua aplicação para Android um filtro baseado numa análise rápida daquilo que estás a escrever.

De forma simples, se o algorítmo achar que vais optar por algum tipo de discurso menos próprio, serás questionado se queres mesmo escrever o que estás a escrever.

A esperança do YouTube é que penses duas vezes

youtube_hate_speech

Com a introdução desta medida, a plataforma procura levar o utilizador a fazer uma análise de consciência e a, pelo menos numa base caso-a-caso, fazer com que entenda que a sua postura não será a mais correta.

Mesmo que não se traduza numa alteração global permanente, terá pelo menos o potencial para desconstruir padrões comportamentais negativos.

Comportamentos reprováveis não param de crescer

Os responsáveis do YouTube referem mesmo que no trimestre passado, mais de 50.000 canais foram banidos devido ao discurso de ódio, um número três vezes superior em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, caso o utilizador não demonstre problemas de consciência e decida mesmo assim publicar um comentário maldoso, nada o impedirá de o fazer.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.