A publicidade é essencial para o YouTube e respetivos criadores de conteúdo, com a plataforma a introduzir uma nova modalidade de anúncios. São os anúncios de áudio e preparam-se para te dar mais motivos para aderir ao YouTube Premium.
Com várias publicidades que podemos saltar e ignorar - outras a que temos mesmo de assistir - este fenómeno é normal e ouso dizer parte integrante do YouTube. Contudo, para quem já estava saturado do bombardeamento de anúncios, agora vai piorar.
Anúncios de áudio a caminho do YouTube
Segundo a própria plataforma, nas próxima semanas será introduzida uma nova mecânica de publicidade, os anúncios de áudio. São clips publicitários com mensagens das marcas e clientes para que o seu brand placement seja ainda mais notório e profundo.
A medida impactará sobretudo quem usa o YouTube como plataforma de áudio. Tome-se, por exemplo, o utilizador que ouve música no YouTube em segundo plano, ou desfruta de Podcasts, serão estes os mais visados pela nova mecânica publicitária.
O mesmo se aplica aos utilizadores que coloquem listas de reprodução de vídeos de música em segundo plano, seja como fonte de música ambiente na televisão, ou outro dispositivo. Será, daqui em diante, uma experiência similar à da rádio, ou do Spotify.
Cansado de publicidade? Adere ao YouTube Premium
Justificando a medida, em comunicado à imprensa disponível no blog do YouTube, a plataforma afirma o seguinte:
"Os anúncios de áudio ajudarão as marcas a expandir, de forma eficiente, o seu alcance e reconhecimento entre o público, podendo explorar de forma criativa o novo formato de áudio e assegurar as mesmas funções de medição, audiência e segurança de marca, tal como nos trechos de publicidade em vídeo.
A alternativa para quem não quiser enfrentar os novos spots publicitários será a adesão ao YouTube Premium. A gigante norte-americana acaba de nos dar mais um motivo para aderir ao seu serviço de subscrição como opção de fuga às interrupções.
Os anúncios de áudio do YouTube
Os spots publicitários de áudio terão uma duração aproximada de 30 segundos e virão acompanhados de imagens e/ou animações com teor genérico. Note-se que para já, a nova mecânica está em fase beta, mas já está disponível para anunciantes na respetiva plataforma, mantendo-se baseada no sistema CPM.
Para o comum utilizador da plataforma, a nova mecânica deverá ser implementada globalmente, surtindo efeito nos próximos meses. Adicionalmente, temos as listas de reprodução de música dinâmicas que agregarão grandes sucessos de vários géneros musicais.
Por fim, não é certo para já se esta mecânica de anúncios de áudio será implementada noutras plataformas da Google como, por exemplo, o YouTube Music.
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