Youtube: pequenas (mas importantes) mudanças de design estão a caminho

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Youtube está a preparar mudanças no design da sua aplicação. Ao que parece, pelo menos para já, essas mudanças estão a acontecer em smartphones Android e apenas para alguns utilizadores.

Ou seja, é possível que não se venham a concretizar por completo. Daí termos apenas poucos utilizadores a experimentar novas funcionalidades. Uma forma da Google ter um feedback da mudança.

Pesquisa no YouTube muda de lugar e formato

A novidade mais relevante é a mudança da pesquisa no YouTube. Na imagem que podemos ver acima, a mudança acontece com a deslocação da lupa para o primeiro ícone. (no lado esquerdo a versão atual, no lado direito a nova versão)

Aliás, a pesquisa acaba mesmo por eliminar o logótipo do YouTube na aplicação. Ou seja, esta não é uma mudança insignificante. Normalmente a pesquisa no YouTube esconde o logo quando clicas para pesquisar. Neste aspeto não temos nada escrito e vemos o símbolo do YouTube a desaparecer para nos dar apenas a pesquisa.

Podemos dizer que é uma mudança relevante. No final do dia é muito mais vantajoso para o utilizador ter uma pesquisa que o logótipo. Porém, não é uma mudança muito normal.

Prepara-te para mais pop-ups no YouTube

A próxima mudança não foi capturada em imagem mas a Google descreve exatamente o que acontece. Se o utilizador estiver no Youtube sem estar com sessão iniciada, verá um pop-up com "login" simples antes de interagir com o conteúdo.

O feedback desta funcionalidade não é dos melhores por parte dos utilizadores. Até porque, muitos preferem não ter a sessão iniciada na sua aplicação.

Só queria menos pop-up de YouTube Premium

Numa opinião pessoal, só gostava que o YouTube se lembrasse que no passado mês cliquei 500 vezes no pop-up a dizer que não quero o serviço Premium da aplicação.

É impressionante o quão a Google insiste em mostrar o pop-up de Premium mesmo quando o algoritmo sabe com certezas que clicarei no "não" pela quingentésima primeira vez.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google resolve finalmente problema que irrita utilizadores Android há anos!
  • Aplicação da Xiaomi é banida no segundo maior mercado do mundo!
  • Xiaomi vai seguir os passos da Samsung no nome do seu próximo smartphone
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.