YouTube para Android testa alterações de design nas reproduções automáticas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O YouTube tem a estranha capacidade de manter os utilizadores presos aos ecrãs durante horas a fio, especialmente desde que implementaram a reprodução automática de vídeos. Esta funcionalidade foi implementada com as listas criadas automaticamente pela plataforma, apresentadas na secção "a seguir".

Agora, tudo indica que a Google está a testar novas alterações de design para esta secção da aplicação do YouTube para Android. Mais concretamente, as novidades chegam no ecrã de transição entre vídeos, onde os utilizadores terão à disposição uma interface muito mais simples e direta.

YouTube simplifica a sua interface ao máximo

Até agora, o ecrã 'entre vídeos' mostrava no canto superior esquerdo qual o vídeo que irá ser reproduzido de seguida. Ao meio, estava o botão 'play' onde uma barra circular fazia a contagem decrescente até que o vídeo iniciasse automaticamente. Por baixo, podias encontrar também o botão cancelar, e à esquerda um ícone que te permitia voltar a reproduzir o mesmo vídeo.

Agora, este teste apresenta uma interface muito mais direta e simplificada, ainda que possa parecer menos visualmente atrativa. No canto superior esquerdo tens a contagem decrescente, enquanto ao centro é apresentada uma grande thumbnail do próximo vídeo, assim como o seu título e nome do canal.

Por baixo da imagem e descrição do vídeo, tens dois grandes botões — "cancelar" e "reproduzir" — com tonalidades diferentes. Assim, vais poder facilmente realizar a ação desejada sem problemas e com mais rapidez. Além disso, estará também disponível no canto superior direito uma cruz, que te permite cancelar a reprodução automática do vídeo.

Quando poderá ficar disponível esta nova interface?

Ao que tudo indica, esta nova interface está ainda numa fase de testes muito restrita, estando apenas disponível para um número reduzido de utilizadores.

Não sabemos ainda quando será disponibilizada para todos os utilizadores, ou se chegará mesmo a ser disponibilizada globalmente. Certamente que a Google irá continuar a realizar testes, aumentando o número de utilizadores abrangidos. Dependendo do feedback recebido, irá depois decidir entre cancelar ou avançar com a interface.

No entanto, fica bastante claro que este novo design vai facilitar consideravelmente a interação com a ferramenta de reprodução automática do YouTube. Por isso, não vejo motivo para que este design não siga para a frente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Youtube Music terá integração com o Waze e ganhará um Widget nas próximas atualizações
  • Assistente Google: nova característica lê mensagens de WhatsApp e outros serviços
  • Facebook vai adicionar o seu nome ao Instagram e WhatsApp
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.