YouTube no Android: esta novidade melhora a tua experiência de vídeo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A mais recente novidade na app do YouTube para Android traz a resolução 4K (2160p) aos dispositivos como resoluções mais baixas. Esta novidade está a ser captada por utilizadores a partir da versão 15.05.35, e parece ser dependente do servidor.

Na prática, esta permite que se possa assistir a vídeos em 4K a 60 frames por segundo com HDR em smartphones Android onde teoricamente tal não é possível. A novidade terá sido primeiramente captada pelo GSMArena, que acaba por mostrar as diferenças entre vários equipamentos.

Quando foi testado num Galaxy S10e, a experiência de reproduzir vídeo em 2160p terá sido boa. No entanto, a usar o Galaxy Tab S5e a quebra de frames terá sido tal que tornou a experiência penosa.

É importante realçar que se a resolução do teu ecrã é Full HD, poder reproduzir o YouTube em 4K não fará milagres. Ainda assim, é referido que estes vídeos parecem “visivelmente mais nítidos com menos compressão devido à maior taxa de bits”.

Esta é uma adição que será bem-vinda para quem quer usufruir do melhor conteúdo possível no YouTube no seu smartphone. Ainda assim, para o olho menos treinado a melhoria não será notada.

Recorde-se que o YouTube no iOS já permite reproduzir vídeos em 4K, mesmo que não existam dispositivos com essa resolução. Tal aconteceu na mesma altura em que foi lançado o iOS 14.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: o que acontece a quem não aceitar as mudanças de privacidade
  • Xiaomi Mi 11 Lite: há uma grande diferença entre as duas versões
  • Huawei Mate X2: segredos do processo de dobragem desvendados
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.