YouTube no Android: esta novidade melhora a tua experiência de vídeo

Bruno Coelho
Comentar

A mais recente novidade na app do YouTube para Android traz a resolução 4K (2160p) aos dispositivos como resoluções mais baixas. Esta novidade está a ser captada por utilizadores a partir da versão 15.05.35, e parece ser dependente do servidor.

Na prática, esta permite que se possa assistir a vídeos em 4K a 60 frames por segundo com HDR em smartphones Android onde teoricamente tal não é possível. A novidade terá sido primeiramente captada pelo GSMArena, que acaba por mostrar as diferenças entre vários equipamentos.

YouTube com resolução a 2160p em mais smartphones Android. Crédito: GSMArena
YouTube com resolução a 2160p em mais smartphones Android. Crédito: GSMArena

Quando foi testado num Galaxy S10e, a experiência de reproduzir vídeo em 2160p terá sido boa. No entanto, a usar o Galaxy Tab S5e a quebra de frames terá sido tal que tornou a experiência penosa.

É importante realçar que se a resolução do teu ecrã é Full HD, poder reproduzir o YouTube em 4K não fará milagres. Ainda assim, é referido que estes vídeos parecem “visivelmente mais nítidos com menos compressão devido à maior taxa de bits”.

Esta é uma adição que será bem-vinda para quem quer usufruir do melhor conteúdo possível no YouTube no seu smartphone. Ainda assim, para o olho menos treinado a melhoria não será notada.

Recorde-se que o YouTube no iOS já permite reproduzir vídeos em 4K, mesmo que não existam dispositivos com essa resolução. Tal aconteceu na mesma altura em que foi lançado o iOS 14.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.