A Google anunciou recentemente a disponibilização de algumas das suas populares aplicações para o Wear OS. O Youtube Music é uma das apps que chega finalmente aos smartwatches com o seu sistema operativo, porém, não será para todos.
Tal como se previa, apenas os modelos mais recentes poderão correr a aplicação do Youtube Music. Significa, portanto, que terás de ter um relógio com o Wear OS 3 se quiseres usar a aplicação da Google para ouvir música.
Youtube Music funcionará apenas com o Wear OS 3
Esta limitação já havia sido anteriormente confirmada pela Google, mas esperava-se que fosse possível contornar essa limitação. Graças à publicação 9to5 Google, sabe-se agora que também não será possível fazer uma instalação manual da aplicação.
Após uma análise detalhada da APK do Youtube Music para o Wear OS, a fonte concluiu que a Google impôs uma forte limitação para a sua instalação. Simplificando as coisas, não é possível utilizar esta aplicação em relógios abaixo do Wear OS 3.
O programador @linuxct ainda se deu ao trabalho de tentar contornar as limitações impostas pela Google. Ele até conseguiu instalar o Youtube Music num relógio com o Wear OS mais antigo, mas deparou-se com algumas incompatibilidades.
Em suma, mesmo que instales o Youtube Music numa versão abaixo do Wear OS 3, a app tornar-se-á totalmente inútil. A Google conseguiu implementar diversos mecanismos que fazem com que a aplicação não funcione em equipamentos mais antigos.
Isto significa que o Spotify possui mais um trunfo para se superiorizar ao Youtube Music. Isto porque a aplicação do serviço sueco funciona mesmo em smartwatches com o Wear OS mais antigo.
Além disso, o Spotify anunciou recentemente a possibilidade de descarregar músicas, listas de reprodução e podcasts para a memória interna do relógio. Ou seja, poderás ouvir as tuas músicas preferidas em qualquer lugar, mesmo sem uma ligação à internet disponível.
Se és daqueles que quer mesmo usar o Youtube Music, tens de ter um smartwatch com Wear OS 3. A questão que se impõe é se realmente vale a pena.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple Watch Series 7 ainda não foi apresentado mas já tem clone
- Xiaomi já tem um dos seus smartphones a correr o Android 12
- Samsung Galaxy Z Flip3 e Galaxy Z Fold3 já chegaram a Portugal