Aparentemente, a Google está com intenções de promover um regresso ao YouTube. Neste caso, trata-se da assinatura Premium Lite, que foi encerrada em 2023. Por outras palavras, será possível ouvir música sem anúncios (e não só), a um preço mais reduzido.
Segundo a Android Central, com base num relatório da Bloomberg, o anúncio oficial será feito brevemente. A questão é que apenas acontecerá nos Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Tailândia. Ainda não sabemos se chegará, eventualmente, a Portugal.
O que diz o YouTube sobre o assunto?
Perante esta medida de fazer regressar o Premium Lite, o YouTube emitiu uma declaração oficial. Um porta-voz responsável pela app confirmou: “estamos a testar uma nova oferta do YouTube Premium com a maioria dos vídeos sem anúncios em vários dos nossos mercados”.
É deixada ainda a garantia de, no futuro, haver uma “expansão dessa oferta para ainda mais utilizadores”. Nesta fase, não há um cronograma pelo qual nos possamos guiar. Importa referir, de qualquer forma, que a queda do preço é em cerca de 50%.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço do YouTube Premium é de cerca de 23 dólares por mês. O Premium Lite, por sua vez, ronda os 12 dólares por mês. Na Austrália, a lógica é a mesma, o que nos permite fazer um paralelismo com Portugal.
Na eventualidade do Premium Lite chegar ao nosso país, possivelmente ficaria abaixo dos 5 euros. Isto porque a versão mais básica é de 9,99 euros mensais. São apenas suposições, mas que, em função do que vamos vendo, fariam sentido.
A Bloomberg acredita que esta iniciativa do YouTube pode trazer benefícios evidentes para a marca. A agência noticiosa americana sugere: "este novo nível, se amplamente adotado, pode tornar a receita de assinaturas uma parte maior e mais significativa".
Enquanto (e se) o Premium Lite não chegar a Portugal…
Até que se conheçam futuras novidades sobre o Premium Lite noutros mercados, vai sendo possível utilizar o YouTube Premium. Para além da questão dos anúncios, tens a possibilidade, por exemplo, de ver vídeos offline e de fazer download dos mesmos.
Podes ainda utilizar o YouTube em segundo plano, enquanto navegas por outras aplicações, o que pode dar muito jeito. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do YouTube.